Oliveira do Hospital tem agora um novo espaço especializado em (re)construção imobiliária, a partir de materiais naturais e sustentáveis.
A Loja dos Telhados, já implantada nas três maiores cidades do país: Lisboa, Porto e Coimbra tem agora também um showroom na cidade oliveirense que pretende dar resposta a um mercado que está cada vez mais preocupado com as questões da preservação do património, ambiente e da sustentabilidade.
A empresa conta com a parceria de um gabinete de projetos de Oliveira do Hospital e tem tido, segundo o engenheiro Nuno Paulino, muita aceitação por parte do público local e da região. “Estamos numa região onde há muitas construções antigas e precisavam de pessoas aqui que não estragassem o património que existe. O que estava a acontecer é que o construtor tradicional preferia deitar tudo abaixo, tirar as madeiras antigas e voltar a pôr tudo novo, às vezes com estruturas de betão que não eram tão elegantes para este tipo de construção. Aquilo que a Loja dos Telhados se propõe a fazer é completamente diferente, apostando na reconstrução dessas casas com o que já lá existe, que são muitas vezes materiais nobres”, explica o técnico que está à frente da empresa em Oliveira do Hospital, lembrando que o nome “Loja dos Telhados”, é bem representativo da grande aposta e do carácter inovador deste projeto, que é “começar as casas pelo telhado”.
“Entendemos que nestas casas ou construções mais antigas, o telhado é a parte mais sensível e mais problemática, daí as nossas obras começarem sempre pelo telhado”, atenta Nuno Paulino, adiantando que a Loja dos Telhados aposta claramente no mercado da reconstrução sustentável, vendo nesta região também “um grande potencial de crescimento para a marca”, porque “há aqui todo um património a precisar de intervenção”. “Este é o conceito que nos interessa, não é tanto o grande cliente que tem um grande prédio para fazer, queremos mais o pequeno cliente que nos traz o problema do telhado e depois atrás do telhado vem tudo o resto”, explica o engenheiro civil, referindo que a Loja dos Telhados desenvolveu e patenteou uma solução inovadora de coberturas em cortiça que tem, não só, uma grande durabilidade, como também é “bastante eficaz” em termos térmicos.
Além disso, “temos também aqui uma faixa de clientes estrangeiros e alguns emigrantes que nos procuram por causa destas novas soluções à base de materiais naturais, porque nos outros países esse conceito já está muito mais evoluído”, diz. “O uso da cortiça tem a ver com o facto de ser um produto nacional, um produto natural, com características atérmicas e acústicas, ou seja, estamos a falar de um produto que não é inflamável, como a esferovite – aliás tivemos essa experiência nos incêndios de 2017- e é um produto que não se degrada facilmente quando exposto a diferentes temperaturas e condições climatéricas, o que “é uma garantia para os nossos clientes”, realça ainda Nuno Paulino observando que “a cortiça começa a estar em tudo o que nos rodeia, já não é só para a rolha da garrafa, a cortiça está cada vez mais em todo o lado”.
Entretanto, a abertura em Oliveira do Hospital tem a ver com a necessidade sentida pelos promotores de estarem mais perto dos clientes, porque “já tínhamos muitos clientes que nos procuravam em Coimbra”, refere o engenheiro, que não tem dúvidas que este é um conceito que está a crescer e que vai crescer ainda mais, tendo em conta as soluções inovadoras e duradouras que a empresa tem para oferecer, a começar pelos telhados.