Três anos depois do primeiro passeio de jipes e tratores, a Sociedade de Recreio e Cultura de Galizes e Povos de Galizes retomou, este domingo, a iniciativa, com a organização do 2º Passeio, desta vez, apenas com a participação de tratores.
As viaturas agrícolas percorreram as várias localidade da freguesia de Nogueira do Cravo e freguesias vizinhas, com paragem “técnica”, logo pela manhã, na cidade de Oliveira do Hospital, para um pequeno almoço, nas traseiras da Central de camionagem, junto ao parque do Mandanelho.
Seguiu-se o almoço, com mais de 80 participantes e uma tarde de convívio no campo de futebol de Galizes, onde o público pode assistir a um autêntico espetáculo de gincana de tratores em que os condutores mostraram a sua “perícia” e “destreza” na condução destas viaturas.
Miguel Dias, presidente da SRCGPG, sublinha o sucesso desta segunda edição que já ambiciona regressar no próximo ano com mais do dobro dos participantes. “Correu muito bem, tivemos muita adesão, e houve muita gente a pedir para participar para o ano”, garante o dirigente associativo, lembrando que a ideia é juntar as pessoas que têm estas máquinas agrícolas e que são cada vez mais na região e demonstrar a sua importância para a vitalidade destes territórios rurais. “Hoje quase toda a gente que tem exploração agrícola tem trator, porque há cada vez menos quem faça trabalho manual”, considera, apostado em fazer crescer este evento, quem sabe até para uma futura feira agrícola/agrária no concelho de Oliveira do Hospital.