Milhares de pessoas assistiram, sábado à noite, ao desfile.
O parque do Mandanelho recebeu, sábado à noite, mais uma “grande noite” de marchas populares. Cerca de mil figurantes, num total de dez marchas seniores e infantis, desfilaram no parque da cidade, proporcionando uma noite “fantástica” aos milhares de pessoas que estavam ali a assistir.
Entre a assistência não podia faltar o executivo camarário, que este ano decidiu reforçar o investimento neste evento, nomeadamente ao nível da produção, mas também na melhoria das condições do público, com a colocação de bancadas com cerca de 700 lugares sentados.
Uma melhoria a “alguns níveis”, como fez questão de salientar o presidente do Município, José Carlos Alexandrino, acompanhada também pelas entidades participantes que mais uma vez se empenharam em fazer o seu melhor. “Há aqui uma melhoria das próprias marchas que têm acompanhado esse crescimentos e essas melhorias”, considera o edil, não tendo dúvidas que este é já um dos maiores acontecimentos do ano em Oliveira do Hospital e uma das noites mais aguardadas do ano no concelho. “É um grande trabalho do concelho para o concelho”, faz notar Alexandrino, que constata a evolução das marchas de ano para ano, caminhando para um patamar em que “nos podemos equiparar às melhores marchas do país”, diz.
Também a vereadora da cultura e principal coordenadora de todo este evento, Graça Silva, se mostrava radiante perante o ambiente de alegria e cor que reinava sábado à noite no Mandanelho, o que no seu entender é uma clara demonstração que o concelho vive cada vez mais este acontecimento, quem do lado de quem o produz, quer do lado do público. “Todas as entidades que participam têm procurado, ano após ano, melhorar a sua prestação, há um grande empenho por parte de todos os participantes, primando para estar cá e mostrar o que de melhor fazem”, referiu a vereadora, lembrando que o melhor reconhecimento, uma vez que não há prémios, que os marchantes podem ter “é esta multidão que temos aqui”. “É certamente isto que impulsiona a que todas as entidades se esforcem e coloquem cada vez mais beleza nas suas marchas” entende Graça Silva, para quem esta é mais uma aposta ganha na área da cultura, assumindo-se hoje como um evento/marca do concelho de Oliveira do Hospital. “Oliveira tem um grande evento nas suas marchas que não fica nada atrás daquilo que vemos na Av. da Liberdade”, garante a vereadora, acreditando que a edição deste ano superou todas as outras, na forma como esteve organizada, sendo mesmo “um dos maiores espetáculos de sempre” a que o Mandanelho assistiu, em termos de marchas populares.