Taça Hugo dos Santos disputa-se pelo quinto ano consecutivo na cidade oliveirense.
Oliveira do Hospital vai ser a capital do basquetebol nacional, a partir desta quinta-feira e até ao próximo domingo.
Trata-se de mais uma Taça Hugo dos Santos e vai voltar a disputar-se no pavilhão municipal, onde são esperadas as melhores equipas do campeonato.
Este ano, pela primeira vez, o torneio apresenta-se com um novo figurino, disputando-se a 8 e não a 4, como era habitual, trazendo a Oliveira do Hospital ainda mais clubes e mais estrelas da modalidade.
Organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol e Associação de Basquetebol de Coimbra, o evento que, conta ainda com a colaboração do Sampaense Basquete, foi apresentado ontem de manhã em conferência de imprensa, ocasião aproveitada pelo vereador do desporto, Nuno Ribeiro, para mostrar o “enorme orgulho” da Câmara Municipal em voltar a receber e organizar esta prova. “É sinal de que temos estado à altura e que a FPB confia a organização desta prova a Oliveira do Hospital”, afirmou o vereador, não tendo dúvidas que este é um evento que ajuda a promover o concelho, envolvendo o seu tecido empresarial e o comércio local. “É importante para nós estes quatro dias, em que teremos aqui o melhor do basquetebol nacional, os melhores atletas e as melhores equipas”, afirmou.
Também o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, destacou a capacidade organizadora do Município em conjunto com as outras entidades parceiras, e prometeu continuar à altura deste evento que traz a Oliveira do Hospital muita gente e muitos meios de comunicação social. “Espero que Oliveira saiba receber estas pessoas, o basquetebol e esta Taça são importantes para ajudar a promover a marca Oliveira do Hospital”, considerou o edil, sublinhando também aquilo que tem sido o trabalho notável, de promoção do concelho e da modalidade, por parte do Sampaense.
Um trabalho que Nuno Marques, atual diretor do Basquete Sampaense, quer continuar a desenvolver, realçando para já a “enorme alegria” que é o facto do clube poder participar, este ano, como equipa organizadora naquele que é um dos pontos altos do basquetebol nacional ao disputar este troféu. “Esperemos que seja um meio de captação de novos atletas e sirva para que os jovens se apaixonem pela modalidade” referiu ainda aquele dirigente, apelando desde já à renovação do protocolo com a FPB, no sentido da Taça Hugo dos Santos poder continuar a ser disputada em Oliveira do Hospital por mais cinco anos.
Da parte da Associação de Basquetebol de Coimbra, os elogios ao trabalho da Câmara Municipal e à forma como tem tratado este evento foram uma vez mais realçados pelo seu presidente, Luís Santarino, que reconheceu que nem sempre “é fácil juntar o litoral ao interior”.
Já o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Pinto Alberto, considera que esta Taça está no “local certo” para se realizar – a terra de Hugo dos Santos, antigo dirigente da FPB já desaparecido, que deixou marca no basquetebol e numa modalidade “querida” por ele. “Este ano temos responsabilidades acrescidas porque este foi considerado o evento do Ano, numa Gala de Desporto promovida recentemente pelo Município”, afirmou o dirigente, acreditando numa prova ao mais alto nível e um pavilhão cheio a assistir, “estou certo”.
No campo, apesar de todos manifestarem a ambição de chegar à final e de conquistar a Taça, a equipa do Futebol Clube do Porto é aquela que se apresenta com o “favoritismo natural” de ser “uma das melhores equipas do campeonato”, prometendo “tudo fazer” para manter a “tradição” de levar o troféu.