A Feira do Porco e do Enchido está de volta à freguesia de Meruge no próximo fim de semana, dias 9 e 10 de novembro. O certame, já na 21ª edição, tem como objetivo ‘’valorizar e mostrar a cultura popular e a gastronomia tradicional’’ daquela que é conhecida como a ‘’terra dos porqueiros’’, no concelho de Oliveira do Hospital.
O evento, que vai voltar a ter como palco o espaço envolvente à Lage Grande, tem os enchidos como os ‘’reis da festa’’ e contempla também a doçaria tradicional, os queijos, os licores e outros produtos de agricultura familiar, como adiantou o presidente da Junta de Freguesia (JF) de Meruge, na conferência de imprensa de apresentação do programa de festas, que decorreu na Casa do Bóco.
A JF de Meruge e a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCV) organizam o certame todos os anos, contando com o apoio do Município de Oliveira do Hospital. Enaltecer o papel dos porqueiros no desenvolvimento económico da freguesia foi o mote que deu origem à Feira do Porco e do Enchido, que é já ‘’um acontecimento de dimensão nacional”, destacou João Abreu, notando que o evento se tem afirmado pela sua “genuinidade”, pela “riqueza do seu programa cultural’’, tendo ainda a particularidade se realizar num ‘’lugar único’’ – o afloramento granítico da Lage Grande.
Com mais de 100 expositores confirmados para a edição deste ano, o autarca garante que a festa ‘’pretende proporcionar uma viagem no tempo para que os visitantes possam reviver momentos e degustar os ‘pratos típicos’ da localidade’’, como o Arroz de Suã, o Porco no Espeto com Arroz de Feijão, os Torresmos na Caçoila com Batata à Racha, o Arroz de Salpicão, os Pianos na Brasa, a Sopa de Sustância e o tradicional Arroz Doce com Anis.
No próximo sábado e domingo, na 21ª edição do certame, há concertos, espetáculos, exposições, jogos tradicionais, teatro e um passeio pedestre, no sábado à tarde. Durante os dois dias de festa os visitantes podem aprender a arte de ‘’tender’’ ou provar as ‘’famosas’’ bolas e a broa de milho feitas forno comunitário. Quem quiser confecionar a sua própria refeição pode comprar a carne na feira e utilizar gratuitamente os condimentos, as fogueiras e as caçoilas que a organização tem ao dispor.
O tradicional Magusto na Caruma, dia 9, e, ao longo do fim de semana, a Mostra do Porco Bísaro, a Feira da Agricultura Familiar, o Espaço Criança e o espaço de adoção animal, dinamizado pelos Serviços Veterinários Municipais, vão também marcar presença no recinto do evento. Ana Cristina Paulino, da ADSCVC, garante que a feira promete ‘’dois dias aprazíveis em família onde não faltarão atividades para miúdos e graúdos’’.
“Dias 9 e 10, estão todos convidados”
A lançar o convite a partir de Meruge, a vereadora do Turismo, Graça Brito, destacou o “privilégio” que é “a nível gastronómico e também turístico ter tão bons produtos, um privilégio que nem todas as localidades têm”. Estes produtos são também atrativos para convidar turistas não só para esta feira, mas também para todos os dias do ano”, considerou. ”A Feira do Porco e do Enchido é já uma marca no nosso concelho e na região” realçou, reforçando o papel da iniciativa na valorização do trabalho dos “porqueiros” que, apesar de poucos, ainda mantêm a sua atividade. ”Dia 9 e 10 de novembro estão todos convidados. Cá estaremos”, afirmou, a ‘abrir o apetite’ para a maior festa do ano na freguesia de Meruge.
Também o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, considerou este um “evento marca” que, edição após edição, “tem conquistado a região’’. É uma iniciativa que ‘’dá vida à aldeia, que revive o mundo rural’’, salientou o autarca, convidando todos para ”visitar e desfrutar com alegria da Feira”. Será um fim de semana “ agradável com um programa que é vastíssimo na cultura, na etnografia, na gastronomia e, acima de tudo, um programa que é de amizade e fraternidade”’ e que assinala os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, um ”importante momento também da afirmação cultural do país”, antevê Francisco Rolo, convidando a região a vir e desfrutar deste evento ”único”.
Após a apresentação da 21ª Feira do Porco e do Enchido, a Junta de Freguesia e a ADSCVC promoveram uma degustação das iguarias de Meruge confecionadas pelo Chefe Mário Fernandes, da Casa do Bóco.
Sofia Alexandra Gomes, jornalista estagiária