A nova plataforma de vendas pela internet, que conta com a parceria da Dott e dos CTT, transacionou, nos primeiros dias, várias centenas de queijos.
Impedida pela pandemia Covid 19, Oliveira do Hospital não realizou a maior feira do queijo do país, em Março, mas inaugurou, esta quarta feira, aquela que é a primeira feira on line deste setor em Portugal.
Promovido pela CIM Região de Coimbra, o certame contou com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que aproveitou para visitar uma das mais conhecidas queijarias DOP do concelho – a queijaria Os Lobos. On line nesta sessão de abertura da feira do queijo estiveram ainda responsáveis das duas empresas parceiras deste projeto: a Dott (maior shopping on line do país) e os CTT que vão a partir de agora ajudar na comercialização e na expedição de um dos produtos nacionais de excelência que mais se tem ressentido, nesta fase, com a diminuição da procura por parte dos consumidores.
“Esta feira do queijo aqui em Oliveira do Hospital teria acontecido há um mês atrás, e seria, como nos outros anos, uma das maiores feiras do país e não aconteceu já vitima desta pandemia e portanto é com grande satisfação que estamos aqui hoje a inaugurar uma nova forma de relacionamento entre quem produz e quem consume”, afirmou a Ministra da Agricultura, reconhecendo que este é um setor que está particularmente frágil, com a mudança repentina dos hábitos de consumo dos portugueses nesta fase de confinamento, mas também devido à dificuldade sentida neste momento de fazer chegar este produto ao mercado externo.
“Os produtores não têm capacidade de escoamento e isto traz prejuízos que neste momento se cifram na ordem dos 40%”, quantificou a governante, que deu conta do conjunto de iniciativas que o seu Ministério já lançou para mitigar esta situação. “Todos nós fomos apanhados em contra mão, a agricultura estava a crescer do ponto de vista não só do consumo interno, como em termos de exportações e no espaço de um mês foi tudo alterado”, referiu a Ministra que lembra estarem já em marcha algumas medidas de ajuda aos agricultores, estando também a fazer pressão no sentido de Bruxelas poder antecipar pagamentos e avançar com outro nível de ajudas (compensatórias) a este setor em concreto.
Depois de ter sido forçado a cancelar o maior evento do ano no concelho, em Março passado, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e também presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino entende que o lançamento da primeira feira digital de queijo DOP é um “momento que vai ficar na história desta crise sanitária”, e um momento que consegue, sobretudo, aliar a tecnologia à tradição, na medida em que ajuda os produtores e, ao mesmo tempo, consegue fazer chegar este produto de excelência da nossa gastronomia a casa dos consumidores.
O autarca deixou ainda claro que esta não é uma feira só para os produtores de queijo Serra da Estrela DOP de Oliveira do Hospital, destinando-se a todos os produtores DOP dos outros municípios da região de Coimbra, assim como aos queijos DOP de outras regiões. “Houve aqui uma solidariedade com outras comunidades, para não ficar só o queijo Serra da Estrela DOP, alargámos isto aos queijos da região Centro”, referiu Alexandrino que destacou a ação da atual ministra da Agricultura, que “num mar de dificuldades” tem estado sempre preocupada e ao lado dos presidentes das Comunidades, tendo “disponibilizado tudo em tempo recorde para esta iniciativa avançar”.
“Esta é, sem dúvida nenhuma, altura de valorizarmos o que é português”, considerou o edil, lembrando que estas pequenas cadeias de distribuição são um forte contributo para ajudar os pequenos produtores como é o caso dos pastores e produtores de queijo Serra da Estrela DOP. “Não tenho dúvidas que isto vai ser um sucesso, desde sábado que já se venderam umas centenas de queijos,isso é já um bom sinal” afirmou o atual presidente da CIM Região de Coimbra, recusando-se a fazer futurologia sobre a próxima feira do queijo em Oliveira do Hospital, apostado para já em não deixar cair estes pequenos produtores e de os ajudar com iniciativas inovadoras como esta feira digital.