Projeto ligado à saúde mental foi um dos seis premiados no distrito de Coimbra.
Desde ontem que a Unidade de Cuidados à Comunidade do Pinheiro dos Abraços, em Oliveira do Hospital, tem mais motivos para sorrir.
A cadeia de supermercados Continente através da “Missão Sorriso” entregou, esta sexta-feira, um prémio no montante de 25 mil euros a esta UCC, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver na área da saúde mental no concelho.
Um trabalho iniciado há três anos e que agora ganha novo fôlego com este prémio monetário, que vai direitinho para a aquisição de uma carrinha que tanta falta andava a fazer à equipa que trabalha neste projeto. “No nosso caso este prémio é uma mais valia, porque tínhamos parcos recursos para todos os projetos que abraçámos, especialmente na área da saúde mental”, começou por referir, ontem na entrega do prémio, Alice Correia, uma das enfermeiras do Centro de Saúde de Oliveira o Hospital afeta a este projeto, já que a enfermeira coordenadora não pode estar presente por motivos de maternidade.
Também o diretor executivo do Centro de Saúde, o médico Álvaro Luís, agradeceu e enalteceu o trabalho desta equipa que, na sua opinião tem “rasgado as janelas do Centro de Saúde” para ir ao encontro daqueles que necessitam do seu apoio. “Este é um centro de saúde grande, com muitos utentes, com parcos recursos e são estas pequenas coisas que nos alegram”, afirmou o clínico, realçando o excelente trabalho desenvolvido pela equipa da UCC na valência da saúde mental, onde , fez notar, têm conseguido recuperar doentes que andavam, muitas vezes, “desgarrados” e “perdidos”.
Um projeto igualmente elogiado pelo conselho diretivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, representado nesta ocasião pela enfermeira Rosa Afonso, que não tem dúvidas que as profissionais que compõem esta UCC de Oliveira do Hospital são “umas lutadoras” face aos parcos recursos de que dispõem. “É uma equipa que trabalha imenso na comunidade, num concelho muito disperso, com localidades muito longínquas, e esta carrinha vai fazer toda a diferença”, afirmou a representante do ACES Pinhal Interior Norte, que a par de Oliveira do Hospital viu mais três projetos serem premiados pela “Missão Sorriso” do Continente na sua área de intervenção, num total de seis a nível do distrito de Coimbra.
A registar com “agrado” este reconhecimento por parte da cadeia de supermercados Continente, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, fez saber que iria “enviar uma mensagem” ao engenheiro Belmiro de Azevedo a agradecer esta política da sua empresa de distribuição de “riqueza”, ele que foi condecorado com a medalha de ouro do Município de Oliveira do Hospital em 2015, pelos negócios que mantém há várias décadas no concelho.
Parceiro da UCC, o presidente da Câmara Municipal não deixou de enaltecer a valia desta equipa, ainda mais num concelho “encravado muito longe dos hospitais centrais” e “com muitos problemas na área da saúde”, como é Oliveira do Hospital que assumidamente, segundo o autarca, “não tem uma boa saúde”. “Não por culpa dos profissionais que cá trabalham, mas por culpa da falta de meios humanos e de recursos para poderem dar resposta aos utentes aqueles que não têm voz”, esclareceu o edil, não tendo dúvidas de que apesar de a nível de clinica geral, o concelho estar pior, na área da saúde mental, e muito por força deste projeto, Oliveira “está hoje muito melhor do que estava”. “Mas hoje não é dia de lamentos, temos de enaltecer o trabalho dos nossos profissionais do Centro de Saúde que se não fossem eles estaríamos muito piores”, concluiu.
Por sua vez, o representante do Continente e da “Missão Sorriso”, Miguel Andrade, deu os parabéns à equipa contemplada, acreditando que este prémio no valor de 25 mil euros vai “ajudar a colmatar algumas necessidades” desta UCC que a partir de agora ganha um novo sorriso com uma nova viatura, que vai permitir à equipa estar ainda mais próxima das populações.