O corpo do conhecido empresário e antigo presidente da Junta de Lagares da Beira, Amadeu Gonçalves Cura, falecido esta quinta-feira aos 87 anos, vai hoje a sepultar no cemitério da freguesia. Sócio fundador da empresa de construção civil e obras públicas com o seu nome “Amadeu Gonçalves Cura & Filhos, Lda”, e antigo presidente da Junta de Freguesia, o conhecido empreendedor foi também dirigente associativo na sua freguesia, onde desempenhou o cargo de presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira.
Considerado um dos grandes empreendedores do concelho, a empresa que liderava juntamente com dois dos seus filhos, foi distinguida com a medalha de mérito municipal pelo executivo de José Carlos Alexandrino, por ocasião do Feriado Municipal em 2016.
O Município de Oliveira do Hospital reagiu, com tristeza, à morte do empresário do concelho, endereçando à família e amigos enlutados as suas mais sentidas condolências.
“Neste momento de profundo pesar, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, decretou que a bandeira nacional fosse colocada a meia haste nos Paços do concelho”, pode ler-se numa nota publicada nas redes sociais do Município.
Também a Comissão Política Concelhia de Oliveira do Hospital do PSD manifestou o seu profundo pesar e consternação pelo falecimento do ex autarca e conhecido empresário de Lagares da Beira. Os sociais democratas fazem notar que “este triste acontecimento” representa a perda de “um grande protagonista político e um inexcedível autarca” que se destacou também como dirigente partidário, “sempre com uma enorme capacidade interventiva, na defesa das boas causas deste concelho e no engrandecimento do nosso partido, enquanto veículo democrático para a procura permanente e incessante de boas soluções para o engrandecimento do concelho como um todo e em permanente concertação e diálogo, com companheiros e adversários, junto dos quais sempre granjeou enorme respeito e admiração”.
“Foi autarca, um incomparável grande autarca, enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Lagares da Beira, nos três mandatos consecutivos entre 1990 e 2001, em cujas funções deixou uma obra marcante, que elevou para sempre os níveis de exigência do que deve ser o desempenho dos autarcas de freguesia num concelho do interior como Oliveira do Hospital”, sublinha o PSD, numa nota enviada à imprensa, que recorda Amadeu Gonçalves Cura “com um grande Pai de Família, um dedicado Lagarense, um empreendedor e muito bem sucedido empresário, um exemplo para toda a sociedade”. “Obrigado Sr. Amadeu por tudo o que nos deu. O seu legado ficará para sempre nos nossos corações e na nossa memória coletiva.Todos os sociais-democratas do concelho de Oliveira do Hospital se unem ao luto e ao sofrimento da família do Sr. Amadeu Gonçalves Cura e a todos quantos, nesta hora, sofrem pelo falecimento deste Grande Senhor da história e da vida empresarial e política deste concelho de Oliveira do Hospital”, lembra a Comissão Política Concelhia de Oliveira do Hospital do PPD/PSD que apresenta “as mais sentidas e profundas condolências” à família.
A notícia da sua morte foi ainda recebida com “profundo pesar e consternação” pela corporação de bombeiros de Lagares da Beira que lamentou, na sua página de facebook, o falecimento do antigo dirigente “associado honorário e Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses”.
“Foi um grande defensor, amigo e benemérito desta Associação e um dos maiores responsáveis, entre outros, pelo erguer das atuais instalações”, fazem ainda notar na mesma publicação.