Faleceu ontem aos 91 anos, o conhecido médico cirurgião e personalidade desde sempre ligada ao mundo rural, nomeadamente à ovinicultura, António Freire Vaz Patto.
Nascido no seio de uma família de grandes proprietários do concelho de Oliveira do Hospital, também ligados à medicina, António Vaz Patto tem um currículo notável, desde logo, na área da saúde, onde se destaca em 1969 ter feito parte da primeira equipa que leva a efeito o primeiro transplante renal em Portugal, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, tendo ficado conhecido como um dos 11 “magníficos”.
Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, foi durante vários anos Diretor Clínico do Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz.
Noutra faceta não menos importante da sua vida, é conhecido também o seu percurso e envolvimento na fundação de algumas das mais importantes organizações agro pecuárias da região. Foi fundador e Presidente da Direção da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela – ANCOSE; Confrade Fundador da Confraria do Queijo Serra da Estrela; Presidente da Assembleia Geral da Adega Cooperativa de Nogueira do Cravo; Presidente da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital; Fundador e Presidente da Assembleia Geral da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra; Presidente do Conselho Fiscal da ZIF Alva e Alvoco e Fundador e Diretor da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela.
Estudioso da ovelha bordaleira e do queijo DOP Serra da Estrela, fundou também a sua própria empresa “Queijaria Dos Lobos”, em Gramaços, cuja gestão tem sido assumida nos últimos anos por uma das suas filhas.
Foi ainda Fundador e Diretor da ARCIAL – Associação para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital e Cooperante da Rádio Boa Nova, sendo também autor dos livros “Com os pastores também se aprende”, de 2012, e de “30 maneiras de fazer queijo”, em 2014, ambos editados pelo Município de Oliveira do Hospital e colaborado na elaboração do Grande Livro Queijo Serra da Estrela.
Numa publicação na sua página pessoal do facebook, o vice presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Nuno Oliveira, presta a sua “sentida” homenagem ao conhecido médico e “grande cidadão e benemérito deste concelho”, que disse “sempre presente”. “Doutor foi um prazer conhecê-lo. Pessoalmente, sentida estima, e grato como oliveirense” , pode ler-se no post do vereador, que recorda alguns dos mais importantes momentos da vida e carreira do prestigiado médico oliveirense e pai de seis filhos, entretanto reconhecido e agraciado pelo Município de Oliveira do Hospital.