A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – Da Nossa Terra – tem neste mês de março uma edição especial inserida na programação da Festa Do Queijo Serra da Estrela. É já no próximo sábado, dia 13 de Março, entre as 8H00 e as 12H30 no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, numa organização do Município de Oliveira do Hospital em parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.
Mantendo a tradicional autenticidade, o sabor e a frescura dos produtos que ocupam as bancas do mercado, a mostra Da Nossa Terra conta, igualmente, com a venda de queijo e derivados em banca. Será uma oportunidade para fazer compras junto dos produtores de Queijo Serra da Estrela DOP e de outros produtos locais de qualidade.
Pioneira na região e a cumprir 11 anos de realização ininterrupta, Da Nossa Terra é um evento marca em Oliveira do Hospital que atingiu o estatuto de excelência e se realiza no segundo sábado de cada mês, traduzindo-se num apoio às vendas no Mercado Municipal da pequena economia agrícola de cariz familiar, que tem sido bastante afetada pela pandemia da Covid-19.
No segundo sábado de cada mês, o evento conjuga assim da melhor forma a componente de valorização dos produtos locais aliada à componente comercial e de sensibilização para a preservação dos tipos de agricultura tradicional e promoção de hábitos de alimentação saudáveis.
Esta edição especial da Mostra de Produtos Locais visa dar visibilidade à Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que este ano se realiza online durante um mês: de 13 de março a 13 de abril. Em consequência da pandemia da Covid-19 o evento foi transformado numa festa digital, com o objetivo de apoiar os produtores nas vendas do afamado queijo Serra da Estrela, através da plataforma Dott que estará disponível na página de internet do Município de Oliveira do Hospital em www.cm-oliveiradohospital.pt
Como assinala o Presidente da Direção da ADI e Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, esta é mais uma oportunidade de fazer compras junto dos nossos produtores locais que dispõem de produtos com uma relação custo/qualidade de excelência. Este é o tempo de valorizarmos os produtos tradicionais da nossa terra e ajudarmos a economia local.
Considerando o momento de pandemia que a todos afeta, a realização da mostra irá observar o cumprimento do Plano de Contingência para o Mercado Municipal e das regras da DGS – Direção Geral de Saúde.