Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua promete agitar Tábua entre 28 de junho e 2 de julho.
O Município de Tábua deu ontem a conhecer o programa da 9ª edição da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, apostando, este ano, numa feira ainda maior que a de anos anteriores.
Numa conferência de imprensa onde marcaram presença os diferentes parceiros do evento que se realiza entre 28 de junho e 2 de julho, o presidente da Câmara, Mário Loureiro, não escondeu o objetivo de, este ano, fazer crescer ainda mais esta feira, ultrapassando a cifra dos 11 mil visitantes alcançado em 2016. “Vai ser um grande evento, o ano passado crescemos, o ano anterior também já tínhamos crescido e queremos continuar a crescer” afirmou o edil, que apelou à presença e à motivação de todos os agentes envolvidos na organização para que “o sucesso da feira possa ser cada vez maior”.
De resto, atrativos não faltam. 127 expositores representativos do tecido empresarial e associativo local marcam presença na edição deste ano, destacando-se ainda a participação das empresas de restauração numa tenda que irá ser montada para o efeito, e pela primeira vez, de uma nova tenda destinada à “parte musical”, onde haverá lugar a animação “after hours” a cargo do DJ Tom Enzy.
Mário Loureiro lembra que, durante os cinco dias de certame a ideia é “promover o concelho, o nosso comércio local, aquilo que é nossa qualidade de vida e a nossa realidade”, aliada à componente de animação e de festa. Com vários investimentos em curso em áreas como as acessibilidades e ambiente, o autarca adiantou que o próprio pavilhão multiusos, onde a FACIT se realiza vai ser alvo de intervenções, em breve, com a execução dos arranjos exteriores, o que não impede ainda assim, segundo referiu, que a feira decorra com a normalidade necessária. “É preciso fazer as obras no multiusos, não é a feira que vai impedir”, pois “o sucesso da feira é necessário, mas as obras também são precisas, portanto tudo tem os seus timings, a sua organização e não vai haver problema”, assegurou o edil, certo de que apesar da coincidência das obras com o início da feira, “tudo vai correr da melhor forma e nas melhores condições”.
“Para o ano já teremos FACIT sem pó e isso é que é importante”, afirmou, para que “ninguém fique apreensivo com as obras”, porque o espaço do certame irá ficar “garantidamente” um espaço “acolhedor” e “agradável” a quem o visita e procura conhecer o que de melhor se faz em Tábua. “Conto com a colaboração de todos para que esta seja a feira das feiras, a festa das festas”, exortou o presidente do Município, que aposta num cartaz abrangente e diversificado, capaz de “agarrar as diferentes faixas etárias”.
A entrada no certame será livre no primeiro e último dia, e haverá um bilhete “geral” para as restantes três noites, no valor de cinco euros. Vereador da juventude e desporto da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, realçou precisamente essa diversidade do cartaz e da própria animação da feira, pensada claramente para “todas as idades”. “Não haverá momentos mortos na FACIT, desde a sua abertura até ao fecho haverá sempre animação, espetáculos”, assegurou o autarca, que destacou a abertura, pela primeira vez, de uma zona destinada à exposição animal, fazendo jus à componente agrícola do certame.
Parceiro desta 9ª edição da FACIT, a ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, liderada por José Francisco Rolo, destacou a vitalidade do tecido empresarial tabuense que está, uma vez mais, representado nesta feira, mas também a capacidade do Município aliar o investimento “físico” ao investimento neste tipo de iniciativas que, ao longo do ano, contribuem para promover e dar visibilidade ao território. “Esta FACIT tem vindo a crescer nos últimos anos, em 2016 atingiu os 11 mil visitantes, 120 expositores, o senhor presidente, disse e bem, tem a ambição de ultrapassar esses 11 mil visitantes, eu acho que é possível, porque o ano também é propício”, referiu Francisco Rolo, lançando o convite à população para entre os dias 28 de junho e 2 de julho “visitar Tábua” que, sendo um território de interior, apresenta um certame de “grande qualidade” e um conjunto de oportunidades de negócio. “Temos aqui uma feira bem estruturada do ponto de vista da sua implantação junto do tecido comercial e industrial, muito bem organizada do ponto de vista do programa- atrativo a todos os públicos”, constatou o presidente da ADI, não tendo dúvidas que este é um evento que se tem vindo a afirmar no contexto da região.
“Espero que este seja um momento de afirmação do tecido empresarial de Tábua pela sua qualidade e pela sua diversidade, e o palco ideal para projetar essa qualidade será naturalmente a FACIT. À ADI cabe ajudar a Câmara de Tábua a fazer um grande evento, com sucesso”, concluiu. Também parceiro do certame, a EDP Distribuição, desejou o maior sucesso para o evento, que com esta parceria promete ter ainda mais “luz”.