A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou em reunião do executivo municipal, dia 24 de outubro, a atribuição de um subsídio de 105 mil euros aos grupos e equipas federadas dos escalões de formação dos clubes desportivos do concelho para a época desportiva 2024/2025, segundo informa nota de imprensa enviada pela autarquia.
Face à época desportiva anterior o valor agora atribuído representa um aumento de 31.500 euros no investimento da formação desportiva. A proposta foi apresentada pelo vereador com o Pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, no âmbito das políticas promovidas pela autarquia na área desportiva que visam ”estimular a formação de jovens atletas nas diversas modalidades desportivas proporcionadas pelos clubes oliveirenses”.
Este apoio é direcionado a 10 clubes e associações com 34 equipas/grupos de formação cujos atletas praticam um total de oito modalidades diferentes.
Os apoios financeiros, num total de 105 mil euros, contemplam os escalões de formação das seguintes entidades: Associação Desportiva de Lagares da Beira (Ad Lagares da Beira); Associação Recreativa Cultural Escolas Desportivas João Veloso (ARCED); Associação Desportiva Nogueirense; Associação Desportiva OH Sports; Clube Atlético de Oliveira do Hospital (CAOH); Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital (CGOH); Clube de Ténis de Oliveira do Hospital (CTOH); Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH); Clube Desportivo e Recreativo Vasco da Gama; Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense (SRLS – IPSS). Os escalões jovens abrangem o futebol, hóquei em patins, basquetebol, futsal, ginástica, atletismo/duatlo/triatlo, ténis e a patinagem artística. Na presente época, face às anteriores, verifica-se ainda um aumento de oito escalões de desporto federado de formação e a retoma do ténis.
Num Município que ostenta ”com orgulho” o galardão “Município Amigo do Desporto”, estes apoios são ”também o reconhecimento do papel destes agentes desportivos e de todo o trabalho associativo que é desenvolvido e que contribui ativamente na promoção e na dinamização da prática desportiva bem como na adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis”, assinala o vereador. “Estes apoio permitem contribuir para o aumento sustentado e equilibrado do número de atletas federados nas diversas modalidades, contribuindo para a formação integral dos jovens”, acrescenta Nuno Ribeiro.
O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo “assume o crescimento destes apoios também como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo associativismo desportivo do concelho”, que conta com parceria da autarquia e que ”em muito contribui para o desenvolvimento desportivo e formativo que o desporto assume perante os jovens do concelho”.
No âmbito das políticas de apoio ao desporto de formação, o Município de Oliveira do Hospital disponibiliza também a cedência de transportes dentro daquela que é a sua disponibilidade, bem como a cedência de instalações desportivas.