A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apoia, uma vez mais, os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público. A atribuição das bolsas de estudo atinge, este ano, um valor próximo dos 50 mil euros.
Atendendo às dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, a Câmara Municipal pretende, com este investimento na Educação, contribuir para que os jovens residentes no concelho possam prosseguir os seus estudos no ensino superior e continuar com a sua formação académica, independentemente da sua condição económico-financeira.
No âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, foi atribuído, no presente ano letivo, um total de 36 bolsas de estudo, onde se incluem as 6 bolsas de mérito escolar destinadas a estudantes do ensino secundário e do ensino superior com aproveitamento escolar excecional.
Nestes últimos anos, desde que o executivo implementou e manteve a presente política de atribuição de bolsas, as bolsas de estudo para o ensino superior atribuídas pela Câmara Municipal já ultrapassaram o meio milhar, representando um investimento que ronda os 500 mil euros.
A bolsa de estudo por insuficiência económica é uma prestação pecuniária equivalente a 30% da retribuição mínima mensal garantida em vigor, para comparticipação nos encargos decorrentes da frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente desfavorecidos do Concelho de Oliveira do Hospital.
Para além do objetivo de estimular a frequência do ensino superior – é de sublinhar que mais de 95 por cento dos alunos Oliveirenses fazem o prosseguimento de estudos para o ensino superior – e a continuidade do percurso académico, a atribuição de bolsas de estudo visa também a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando-se assim um desenvolvimento sustentado.