Foi assinado, dia 8 de novembro, o auto de consignação da empreitada de “Requalificação da Zona de Lazer do Açude da Ribeira”, em Ervedal da Beira, entre o Município de Oliveira do Hospital e a empresa Pavisteel, Lda.
Com um prazo de execução de 120 dias e um custo que ronda os 400 mil euros, a empreitada não provocará alterações de relevo ao nível da superfície existente, tratando-se de uma intervenção de natureza paisagística que procura a fruição de uma zona de lazer, em espaço natural, tirando partido do espelho de água e da paisagem característica da zona.
Assim, a requalificação compreende essencialmente a colocação de um passadiço/ponte que serpenteará a linha de água a jusante do açude, bem como a delineação de trilhos pedonais, um espaço de miradouro e uma zona de estacionamento.
A breve cerimónia foi realizada junto deste imponente açude com uma queda de água de dez metros de altura e que forma, no seu cabeço, um esplêndido espelho de água de rara beleza; um espaço bem conhecido pelas várias gerações das freguesias limítrofes e que foi ponto de descoberta e romagem durante o último confinamento recebendo muitos visitantes.
Situação que veio reforçar a necessidade da requalificação desta zona de lazer, um antigo anseio do anterior presidente da município, e atual presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino que se mostrou convicto que esta é “uma obra com muito simbolismo para a freguesia e que vai trazer valor acrescentado ao concelho em termos turísticos” ao imprimir uma nova imagem naquele que é em sua opinião “um dos açudes mais bonitos do concelho”.
Local de interesse turístico, particularmente, ao nível do turismo de natureza, a realização deste investimento contribui, igualmente, para continuar a afirmação do concelho de Oliveira de Hospital como um destino turístico de excelência, suportado numa dinâmica de conservação, proteção, promoção e ativação dos valores e recursos do seu património natural, como assinalou o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.
O autarca não deixou de enfatizar “a bondade e generosidade do senhor Visconde de Ervedal da Beira, Sebastião Dargent Albuquerque” ao ceder terrenos envolventes para usufruto coletivo, que com esta requalificação que agora se inicia irá reforçar a oferta da região, nomeadamente em complemento ao projeto “Rede de oferta turística em espaços naturais – Valorização dos corredores de Património Natural da Região de Coimbra”.
O investimento na conservação, proteção e promoção e desenvolvimento do património natural continua a ser um desígnio do executivo autárquico apostando assim na valorização do Açude da Ribeira, em Ervedal da Beira, para colocar um dos ativos naturais de grande esplendor na rota dos percursos pedestres estabelecidos, como a Grande Rota do Mondego, de carácter intermunicipal; e a Rota do Narciso e a Rota das Palheiras, centrados no território norte do concelho de Oliveira do Hospital.
A empreitada “Requalificação da Zona de Lazer do Açude da Ribeira, em Ervedal da Beira” foi alvo de candidatura ao CENTRO 2020; e localiza-se em REDE NATURA, numa Área Classificada pelo ICNF.