No Dia Mundial da Alimentação Saudável.
Ao longo desta semana, o Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o Dia Mundial da Alimentação Saudável, que se comemora a 16 de outubro, com um conjunto de iniciativas que visam a divulgação e promoção de hábitos de alimentação saudáveis.
Neste sentido, ao longo desta semana a autarquia está a divulgar diversos vídeos de sensibilização para esta temática, nas redes sociais, sendo que a comemoração do Dia Mundial da Alimentação Saudável culminará com o arranque do Programa de Fruta Escolar. A iniciativa da autarquia conta com o envolvimento e parceria do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da UCC Pinheiro dos Abraços, da Associação de Pais das Escolas de Oliveira do Hospital e Bibliotecas Públicas.
A partir do dia 16 de outubro, o Município de Oliveira do Hospital vai oferecer fruta, ao longo de todo o ano letivo, a todos os alunos do pré-escolar e do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
Ancorado no projeto “Escola + Saudável”, lançado há dois anos pela autarquia com a parceria de várias entidades locais, 840 crianças são beneficiárias desta iniciativa promovida no âmbito do Regime de Fruta Escolar que a autarquia tem vindo a implementar nos últimos anos.
Através do Regime de Fruta Escolar serão distribuídas duas peças de fruta a cada aluno, por semana ao longo de todo o ano letivo 2020/2021 representando um investimento da autarquia de cerca de 8 mil euros, consciente da importância da inclusão da fruta na dieta alimentar dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do nosso concelho.
A vereadora da Educação, Graça Silva regista, com agrado, a boa adesão dos mais novos a este programa de fruta escolar que lhes tem facultado o acesso a fruta variada ao longo de todo o ano letivo, incutindo-lhes hábitos de alimentação adequados.
O Regime de Fruta Escolar visa a distribuição gratuita de frutas e produtos hortícolas nos estabelecimentos de ensino público do município, com o objetivo de promover a educação alimentar, a aquisição de hábitos de alimentação saudáveis, a adoção de uma dieta equilibrada entre as crianças, conseguindo assim alterar os seus hábitos alimentares e a redução da obesidade infantil.
Uma vez mais, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital adere a esta iniciativa, que tem implementado nos últimos anos letivos, procurando contribuir para uma educação alimentar e da saúde em contexto escolar, um veículo privilegiado para a promoção de hábitos alimentares saudáveis capacitando as crianças e as suas famílias para a adoção de competências que incrementem o consumo de fruta em substituição dos lanches de fraca qualidade alimentar.