Para evitar situação semelhante à que se verificou em Vila Nova da Rainha, Tondela.
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai inspeccionar as associações do concelho, para evitar que aconteça uma situação semelhante à que se verificou, em Vila Nova da Rainha (Tondela), onde em janeiro morreram 11 pessoas.
Em reunião do executivo, o presidente José Carlos Alexandrino informou que já foi constituída uma equipa, indo assim ao encontro da pretensão do vereador do PSD, João Paulo Albuquerque, que tinha solicitado criação de uma comissão para averiguar os projetos, licenciamentos dos edifícios das coletividades, bem como a existência de seguros de responsabilidade civil.
“Já estávamos preocupados e já tínhamos lançado esta equipa”, afirmou o autarca oliveirense, referindo que “já está constituída a Comissão”. “Faremos, agora, os relatórios de cada associação. Mas não é só fazer o diagnóstico”, disse o autarca, notando a importância de apoiar as equipas que dirigem as coletividades. A par das propostas de solução, José Carlos Alexandrino defende a atribuição de um apoio para que as associações procedam aos trabalhos necessários, “porque estas coletividades não terão meios para (a colocação) portas de emergência”, exemplificou. Do mesmo modo, o autarca defende que seja dada “alguma formação” aos dirigentes que “servem as coletividades com o seu trabalho, gastando até muitas vezes o seu próprio dinheiro”.
O Incêndio ocorrido na Associação Recreativa de Vila Nova da Rainha causou 11 vítimas mortais e o Ministério Público ordenou uma investigação ao caso. José Carlos Alexandrino disse que, no âmbito da CIM da Região de Coimbra, os 19 autarcas estão solidários com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.