Uma “casa cheia de calor humano, sorrisos ternos e animação“ marcaram a edição de 2024 do Natal Sénior, que decorreu esta terça-feira, dia 3. Foi o regresso de uma das “iniciativas mais acarinhadas pelos idosos“ e que este ano, ao coincidir com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, teve também a participação da instituições locais que dão resposta e apoio à pessoa com deficiência, segundo nota de imprensa do Município.
A iniciativa, organizada pela Rede Social Concelhia, pela Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI) e pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH), reuniu cerca de 400 pessoas, entre utentes das instituições participantes, grupos de animação musical e de atividade física. Foi um “grande momento de encontro interinstitucional e intergeracional em que se celebrou o espírito natalício procurando fomentar um envelhecimento ativo e saudável, essenciais para qualquer município que se queira inclusivo e moderno“.
O dia iniciou com a promoção de atividade física e desportiva orientada pelos professores e alunos do curso de Desporto e de Animação com o curso de Multimédia da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (Eptoliva), seguindo-se a celebração de Eucaristia com a presença do Coral de Sant’Ana e um almoço partilhado com iguarias natalícias. A tarde contemplou animação cultural pelas vozes do Coro Infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) e a Estotuna D’Espital, tuna académica masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH). “Valorizar e dignificar as pessoas idosas, enquanto cidadãos de pleno direito, bem como incentivar a sua participação em iniciativas que estimulam a sua criatividade e proporcionam momentos de alegria entre as pessoas das várias instituições que operam no território do concelho” são alguns dos objetivos deste encontro.
“É o regresso desta iniciativa, a pedido das instituições após o período desafiante da pandemia, que proporciona um momento de partilha, reunião e convívio, e depois de também já termos feito semelhante convívio por ocasião do dia da espiga”, assinalou o presidente do MOH, José Francisco Rolo, acompanhado pela vereadora da Ação Social, Graça Brito.
Para o autarca, este é também o momento de “agradecer o trabalho fantástico de todos os profissionais do setor social, que executam com dedicação e excelência um trabalho único: o de cuidar e proteger os nossos idosos, os cidadãos que estão nos lares, nos centros de dia e em apoio domiciliário”.
José Francisco Rolo sublinhou também o “trabalho de dinamização da nossa rede social que sempre assumimos que é de excelência, com profissionais de excelência que se entregam não só com profissionalismo mas com amor e afeto”, saudando a presença da diretora do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social (CDCSS), Manuela Veloso, e do bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, que celebrou a Eucaristia com os párocos locais.
“Em Oliveira do Hospital temos uma boa rede de lares do setor social e do setor privado e estamos numa altura em que se preparam um conjunto de novas respostas que vai robustecer, elevar a qualidade da resposta e a quantidade de camas para acolher os cidadãos com mais idade, criando mais coesão social e ambiente de proteção no nosso concelho”, disse o autarca, acrescentando, em nome do município, um “reconhecimento público reconhecimento pelo trabalho que todos fazem“. “É esse também o propósito de encontros como o de hoje e de medidas concretas que temos previstas no orçamento municipal para 2025”.
Manuela Veloso saudou todos os presentes pelo momento de confraternização e enalteceu o “papel que as IPSS e outras instituições têm diariamente no ato de cuidar dos outros, que é o gesto mais nobre do ser humano, através das direções, técnicos e todos os profissionais“.
No Natal Sénior 2024 marcaram presença 15 entidades: Associação Para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital (ARCIAL); Associação Desenvolvimento Social do Vale do Cobral (ADSCVC); Associação Progressiva de Santo António Alva (APSAA); Associação de Solidariedade Social (ASS) Virgílio Hall da Fonseca; Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC); Centro de Desenvolvimento Sócio Cultural (CDSC) de Penalva de Alva; Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas (CERCAV); Centros Paroquiais de Solidariedade Social da Bobadela, Lagares da Beira, Santa Ovaia e Ervedal da Beira; Centro Social de Aldeia das Dez; Centro Social e Paroquial do Ervedal da Beira; FADD; Quinta de S. José e Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô.