Novo Campus Educativo deverá estar concluído no ano letivo de 2021

Centro Educativo maqueteComplexo escolar vai custar 5 milhões de euros e representa, de acordo com o presidente da Câmara, uma nova visão da educação no concelho.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, aprovou na última reunião pública do executivo, a abertura do procedimento concursal para a construção do novo centro educativo da cidade.

O complexo, que será implantado numa área de cerca de dois hectares e meio, fica localizado junto à sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, num terreno adquirido à Quinta do Margarido e deverá custar cerca de cinco milhões de euros.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que acredita que a obra ainda será inaugurada consigo na presidência, apontando assim a sua conclusão a tempo da abertura do ano letivo 2020/21. “É uma nova visão em termos de educação, termos as crianças todas – 1º ciclo e pré escolar – no mesmo espaço”, referiu o edil, que não tem dúvidas que este é “um grande passo que estamos a dar” em termos educativos no concelho.

Alexandrino faz notar que além de concentrar os alunos todos na mesma escola, o objetivo é também requalificar a atual escola do primeiro ciclo de forma a instalar futuramente a Escola Superior de Tecnologia e Gestão. “Estamos a trabalhar muito para o futuro”, afirmou o edil, que só lamenta este complexo não ter sido feito há mais anos, no tempo em que havia mais fundos comunitários disponíveis. “Este campus educativo chega demasiado tarde a Oliveira do Hospital, porque muitos concelhos sem a capacidade de Oliveira aproveitaram essa oportunidade, hoje é muito mais difícil a conquista dessas verbas”, fez notar o autarca que lança agora este concurso, ainda sem a garantia de comparticipação a 85%.

“Isto são verbas da reprogramação, poderá haver aqui um esforço financeiro maior da Câmara Municipal se conseguirmos só 60% da comparticipação”, entende, decidido a avançar com o investimento que considera “relevante” para a cidade e sobretudo para as crianças do primeiro ciclo e pré escolar que não dispõem das melhores condições. “Eu só dou um exemplo: temos um refeitório que não tem condições para os nossos alunos”, afirmou Alexandrino que não deixa de criticar outros que no passado podiam ter feito esta obra e não fizeram, evitando assim muitos dos problemas que se verificaram com as crianças do primeiro ciclo.

“Este é um dia de grande alegria”, constatou assim o autarca oliveirense, que aproveitou para tranquilizar pais e autarcas de que a construção do novo campus educativo não implica o encerramento de escolas. “Isto não é para fechar escolas do primeiro ciclo, isto vai é implicar uma reorganização na cidade” garante, convencido que terá o novo complexo escolar pronto até ao final do atual mandato, ou seja, em 2021. “Acredito que será inaugurado comigo a presidente”, adiantou, apontando a adjudicação até ao final do ano, e o prazo de execução dentro de um ano e meio. O novo centro educativo será implantado numa área de 2,5 hectares, onde se privilegiou a segurança (não tem pisos), a luz natural, e os espaços verdes. “Oliveira do Hospital merece um centro educativo condigno, em que possamos dar melhores condições aos nossos jovens”, conclui o presidente da Câmara, ainda a lutar pelo maior financiamento desta empreitada.

Exit mobile version