Um estudo recente, realizado no âmbito do projeto ESTGOH Sustentável, apoiado pelo Serviço de Saúde Ocupacional Ambiental, do Instituto Politécnico de Coimbra, revelou as atitudes e comportamentos dos consumidores no consumo de roupa.
De acordo com o estudo, a maioria dos consumidores acredita que a indústria da moda é altamente prejudicial ao ambiente e defende que a comercialização de roupa amiga do ambiente é um imperativo. 42,7% dos consumidores procuram ativamente por roupa que dure mais tempo e cerca de 90% defendem que a roupa deve ser mais resistente ao tempo, sugerindo uma aversão ao conceito fast fashion.
Além disso, cerca de dois terços dos consumidores defendem que a sociedade deve olhar positivamente para a roupa em segunda mão, mas cerca de um terço refere nunca ou raramente compra roupa usada e 21,5% não têm intenção de adquirir roupa em segunda mão.
Quanto à produção, cerca de 90% dos consumidores adquirem roupa produzida de forma ecológica, mas 60% não selecionam as suas compras com base nas técnicas ecológicas de etiquetar ou embalar.
42,2% dos consumidores referem que a roupa ecológica é dispendiosa e, cerca de dois terços, assumem que há pouca oferta no mercado. No entanto, cerca de 60% têm a intenção de optar por roupas de marcas amigas do ambiente.
Por fim, cerca de 20% dos consumidores desconfiam de que as peças de roupa ecológicas não são realmente ‘eco-friendly’, o que pode ser considerado um desafio para a indústria da moda.
Segundo Bruna Monteiro, aluna da ESTGOH e uma das autoras do estudo, “Este estudo é importante para compreender como os consumidores estão a lidar com o impacto ambiental da indústria da moda e para encontrar soluções para melhorar o consumo consciente e a sustentabilidade. Os nossos resultados sugerem que há uma consciência crescente sobre o impacto negativo da indústria da moda no ambiente e um desejo entre os consumidores de optarem por opções mais amigáveis ao ambiente. Contudo, ainda existem desafios a ultrapassar, como a falta de oferta de opções ecológicas acessíveis e a desconfiança dos consumidores quanto à eficácia de algumas opções ‘eco-friendly’. É crucial continuarmos a sensibilizar e incentivar os consumidores a fazerem escolhas conscientes e a colaborar para a construção de uma indústria da moda mais sustentável. Este é um dos objetivos do projeto ESTGOH Sustentável.”
Em resumo, este estudo fornece informações valiosas sobre as atitudes e comportamentos dos consumidores na indústria da moda e sublinha a importância de programas de sensibilização e incentivos para mudar o comportamento do consumidor e proteger o meio ambiente.
Os dados deste estudo foram recolhidos entre 21 de outubro e 11 de novembro de 2022.