“O Dia Mais Curto” está de volta à Casa da Cultura César Oliveira (CCCO) com quatro sessões de curtas-metragens em exibição ao longo da próxima quarta-feira, dia 18. Oliveira do Hospital associa-se à Agência da Curta Metragem, pelo quarto ano consecutivo, na promoção daquela que é “a grande festa da curta-metragem”.
Este ano o Município de Oliveira do Hospital (MOH) apresenta, no âmbito da iniciativa, a sessão Amiguinhos, às 10h00, com a exibição de “A Lagarta e a Galinha“, “Éter“, “Corvo Branco“, “Como Fazer um Arco-Íris“, “Ilha“ e o “Sr. Noite Está de Folga“, e a sessão Curtinhas para Todos, às 11h00, com as curtas-metragens “A Menina dos Olhos Ocupados“, “Com a Cabeça nas Nuvens“, “A Padaria de Boris“ e “Porco“. Já à tarde a programação é dedicada aos adultos: Novas Curtas Portuguesas, às 14h30, com a exibição de “Amanhã Não Dão Chuva“, “Uma Mãe vai à Praia“, “Francisco Perdido“ e “Deus-E-Meio“ e, às 15h50, a sessão Curtas do Mundo exibe “Been There“, “The Man Who Could Not Remain Silent“, “On The Way“, “Maybe Elephants“ e “Dancing In The Corner“.
Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte dá as boas-vindas ao Inverno, marcado pelo fenómeno astronómico do solstício. Este “acontecimento único” inspirou a criação de uma iniciativa que “celebra o cinema de curta-metragem por todo o mundo“: “O Dia Mais Curto“ (“The Short Film Day“).
Esta “grande festa do cinema“ anuncia a chegada do Inverno, trazendo consigo uma série de sessões que têm lugar por todo o país, com especial incidência no dia 21 de dezembro e estendendo-se pelo resto do mês. O programa completo está disponível em https://odiamaiscurto.curtas.pt/#programa.
Sofia Alexandra Gomes, jornalista estagiária