Embora procurar ajuda seja um passo importante para melhorar ou manter a nossa Saúde Psicológica e Bem-Estar, pode levar algum tempo e ser particularmente difícil quando não nos sentimos bem.
Os Psicólogos e Psicólogas fazem um trabalho muito diversificado. Como o seu âmbito de atuação é muito alargado, estendendo-se a todos os contextos e comportamentos humanos, a sua lista de atividades é interminável. Onde há pessoas, os Psicólogos e Psicólogas podem contribuir com conhecimento especializado.
Os Psicólogos e Psicólogas usam estratégias baseadas na evidência científica disponível, personalizando-as para responder a cada pessoa, contexto, questão ou desafio. Aplicam as suas competências e experiência num amplo conjunto de áreas, como a saúde e o bem-estar, a educação e a formação, o trabalho e os assuntos sociais, a justiça e o ambiente, as políticas públicas e as tecnologias emergentes.
Podem encontrar-se Psicólogos e Psicólogas nos mais distintos contextos, tais como clínicas e hospitais, escolas e universidades, lares e centros de reabilitação, empresas e instituições sociais, prisões ou organismos governamentais.
Como posso ter certeza de que um profissional é Psicólogo ou Psicóloga?
Para exercer Psicologia, em Portugal, é obrigatório estar inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses e possuir cédula profissional. A Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza no seu site um diretório, através do qual se pode confirmar a inscrição do Psicólogo ou Psicóloga na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Porque devo procurar ajuda de um Psicólogo ou Psicóloga?
Um Psicólogo ou Psicóloga pode ajudar qualquer pessoa: um executivo de uma grande empresa, estudantes ou pessoas em situação de desemprego; crianças, adolescentes, adultos ou pessoas mais velhas; pessoas saudáveis ou que sofram de uma doença incapacitante ou até terminal; homens e mulheres de qualquer etnia ou religião.
Embora procurar ajuda seja um passo importante para melhorar ou manter a nossa Saúde Psicológica e Bem-Estar, pode levar algum tempo e ser particularmente difícil quando não nos sentimos bem. Pode ser difícil saber por onde começar ou a quem nos dirigirmos. É também natural que tenhamos dúvidas sobre se precisamos realmente de procurar ajuda.
*baseado nas orientações da OPP
Mariana Guilherme