O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, assinou, na semana passada, na presença do presidente da Freguesia de Aldeia das Dez, Carlos Castanheira, o auto de consignação que vai permitir a recuperação de uma via rodoviária afetada pelo mau tempo, num investimento total superior a 200 mil euros.
A obra, que já está a decorrer, surge no âmbito do “Contrato-Programa – Reparação dos Danos Provocados pelas Cheias e Inundações Ocorridas nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023”, representa um investimento total de 202 252, 88 euros, financiado em sessenta por cento pelo Governo, através da DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais, e vai permitir a recuperação da EM508, entre as aldeias de Aldeia das Dez e de Goulinho.
Executada pela empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda., após concurso público de março de 2024, contempla a construção de um muro de suporte naquela via municipal, após ter ocorrido um deslizamento de terras, acompanhado por arrastamento e fissuração da estrutura, provocado pelas intempéries que assolaram o concelho de Oliveira do Hospital entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
O projeto, previsto decorrer sob uma única fase, inclui ainda a construção de uma nova plataforma da estrada, para o lado contrário, por forma a evitar a construção de um muro de maior dimensão, e um muro de suporte em betão, de forma a dar estabilidade ao talude que desmoronou aquando do mau tempo, e que será, depois, revestido a xisto, tendo em conta a envolvência natural do local.
Sobre esta obra, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital refere que “continuamos a reforçar o investimento nas freguesias, neste caso, em segurança rodoviária e da população”.
José Francisco Rolo acrescenta ainda que o Município “está a cumprir com a obrigação de executar esta obra, cumprindo, também com o acordo estabelecido” com o Governo e que “o investimento nas freguesias é um assumido objeto político imparável”.
Para o presidente da Freguesia de Aldeia das Dez, com esta intervenção no acesso a Goulinho, “vamos repor a normalidade a uma situação inesperada” e que, segundo Carlos Castanheira, “causou inúmeros prejuízos, materiais e pessoais, à nossa população e ao território” de Aldeia das Dez.