Decorreu ontem, em Penacova, a final da 2.ª edição das Olimpíadas da União Europeia, sob a temática do Ano Europeu da Juventude, evento desenvolvido pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, sediado na CIM Região de Coimbra.
Naquela que é uma iniciativa que pretende cativar os jovens para uma participação ativa e conhecedora da União Europeia, alunos de várias escolas, profissionais e secundárias dedicaram-se aos temas anunciados, pensando, debatendo e propondo medidas inovadoras que potenciem a participação dos mais jovens nas questões Europeias.
A criação de uma aplicação que aproxime os jovens dos projetos e oportunidades Europeus, o reforço dos mecanismos de apoio à saúde mental para os mais jovens na Europa, potenciar o papel dos Europe Direct para que os jovens tenham uma participação mais ativa e próxima nas questões da Europa, discutir a antecipação da idade mínima de voto para as eleições europeias, mais ofertas de emprego para os jovens na Europa, a implementação da iniciativa “eurodeputado por um dia”, foram algumas das medidas propostas em resposta ao desafio, com o objetivo de potenciar a participação cívica e ativa dos jovens na União Europeia.
O grupo vencedor pertence ao Agrupamento de Escolas de Mortágua, com a proposta da criação da aplicação “Young Active Europe – YÆ”, que visa divulgar projetos, atividades, iniciativas e todo o tipo de informação e de notícias fidedignas da União Europeia tendo em consideração as faixas etárias promover o envolvimento ativo de jovens nos processos da União Europeia, e o envolvimento dos EUROPE DIRECT na formação dos mais jovens com a União Europeia. Uma medida inovadora, sustentada, aliada a outras medidas como uma Assembleia Jovem, Workshops, Clubes Europeus e o “Euro Switch” (troca de ideias entre jovens europeus).
Há um grupo vencedor, mas sem dúvida que todos saem desta edição a ganhar. Ao longo das Olimpíadas, a participação dos jovens enriqueceu o seu percurso estudantil e envolveu os alunos em questões prementes do futuro da Europa, sobretudo, reforçou o sentimento de cidadãos Europeus, livres de escolher o seu papel no futuro da União Europeia. Iniciativas como esta, apoiadas pelos Clubes Europeus, acarinhadas pelos alunos, comunidades escolares e Municípios e desenvolvidas pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, têm um papel fundamental na consciencialização e integração dos jovens na União europeia.
Por uma geração informada, por cidadãos ativos e conscientes, por um futuro sustentável, a participação nestes eventos tem especial relevância no contexto social atual, sendo medidas mitigadoras da alienação cívica dos mais jovens para os desafios do futuro da Europa.
Paula Silvestre, gestora do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, reforça o propósito do evento com a mensagem “Se nós não escolhermos, outros irão escolher por nós. Cabe-nos a nós decidir, não só o Amanhã, mas também o Hoje”.
Iniciativas como esta, promovida pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, continuarão a ser implementadas, direcionadas às escolas e ao público em geral.