O Município de Oliveira do Hospital promoveu esta sexta feira, dia 15, a Festa do Queijo da Serra da Estrela 2025 nos World Cheese Awards, o maior evento de queijos do mundo, que aconteceu pela primeira vez em Portugal, Viseu. O certame, que decorre nos dias 8 e 9 de março do próximo ano, aposta na ‘’internacionalização e conquista do mercado ibérico’’.
A primeira grande ação promocional da festa na 36.ª edição dos ‘Óscares do Queijo’ foi para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, ‘’uma oportunidade’’. O executivo municipal teve como objetivo ‘’promover a Festa do Queijo como grande evento da região centro de promoção de Oliveira do Hospital e de valorização de uma das setes maravilhas da gastronomia portuguesa: o Queijo Serra da Estrela’’, recentemente considerado pelo TasteAtlas como o melhor queijo de leite de ovelha do mundo.
‘’Era importante, num evento internacional, vir aqui e assumir uma feira para 2025 que pretende também reforçar a sua componente de internacionalização. Quero com isto dizer que estamos a trabalhar fortemente no mercado ibérico, com parcerias com as Astúrias, o País Basco e também com a Estremadura’’, assume José Francisco Rolo em declarações ao Folha do Centro.
Segundo o presidente ‘’a Festa do Queijo da Serra da Estrela é um evento que soube crescer e soube crescer porque conquistou espaço muito devido à qualidade do produto, neste caso, o Queijo da Serra da Estrela DOP, e pelo conjunto de produtos de qualidade que estão à volta’’. Os vinhos, os enchidos, o mel, os frutos secos, a doçaria, a panificação tradicional são alguns desses ‘’produtos de qualidade’’ que, para o autarca, ‘’têm palco de degustação e venda na festa’’ e que foram também promovidos nos World Cheese Awards, ‘’ganhando uma nova escala ao somar visibilidade e notoriedade.’’
‘’Queremos com esta ação dar mais oportunidades de negócio aos produtores de queijo e mais oportunidades de visitação para turistas e visitantes, reforçando a atividade do setor turístico em Oliveira do Hospital’’ concluiu José Francisco Rolo.
O Grão-Mestre da Confraria do Queijo da Serra da Estrela, Pedro Couceiro, considera que esta ‘’é das poucas oportunidades em que conseguem levar a região e o Queijo Serra da Estrela aos quatro cantos do mundo’’. ‘’Não sei se eventualmente, a breve trecho, se vai voltar a repetir um acontecimento desta envergadura’’, admitiu.
Quanto à proliferação da doença Língua Azul que está a afetar ovinos por todo o país, inclusive no concelho de Oliveira do Hospital, o presidente da Confraria comunicou ainda que ‘’existe um caso confirmado e um caso suspeito’’, por isso salientou que se trata de ‘’uma situação preocupante, que deverá ser acompanhada’’, mas acrescenta que ‘’não vale a pena entrar em catastrofismos’’.
Os World Cheese Awards, organizados pela Guild of Fine Food, são o maior evento de queijos do mundo. Na edição deste ano, na qual o vencedor foi o Queijo de Ovelha Amanteigado da Quinta do Pomar (Soalheira, Fundão), estiveram em concurso quase cinco mil queijos, 182 deles portugueses, provenientes de 47 países e de mais de mil empresas de todo o mundo.
Sofia Alexandra Gomes Pereira, jornalista estagiária