O Município de oliveira do Hospital vai reduzir a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,33 por cento. A medida vai ser aplicada no ano de 2022.
Na última reunião pública do executivo Municipal, o presidente José Carlos Alexandrino explicou que, não conseguindo reduzir a taxa de IMI ao “mínimo legal de 0,30 por cento”, tal como tinha prometido no seu programa eleitoral, avança “com a descida para 0,33 por cento”.
José Carlos Alexandrino recordou que quando herdou a Câmara Municipal a taxa de IMI era de 0,35 por cento e que, entretanto, foi reduzida para 0,34. “Este ano, o que proponho é que nós não baixássemos para o mínimo e baixássemos gradualmente e que este ano fosse para 0,33”, defendeu, explicando que com a redução, o Município abdica “à volta de 150 mil Euros em relação à taxa anterior de 0,34”.
Segundo o autarca, a redução para o mínimo legal, tal como pretendia, “não foi possível derivado aos incêndios e à quebra de receitas”. “Acredito que o próximo executivo terá condições para fazer uma redução gradual até 0,30, independentemente de quem for, porque temos que readaptar a despesa em relação à receita” sublinhou, revelando que tem sido o IMI que tem permitido investimentos nas Juntas de Freguesia em termos de subsídios diretos”.
Foi também aprovada a redução de IMI em função do número de dependentes, nomeadamente de 20 Euros (um filho), 40 Euros (dois filhos) e 70 Euros (três ou mais filhos). Na mesma reunião foi aprovada a manutenção da taxa de IRS em 5%.
As medidas aprovadas na última reunião da Assembleia Municipal vão ser aplicadas no próximo ano, de 2022.