O Município de Oliveira do Hospital celebra o Dia Mundial da Oliveira, 26 de novembro, no Museu do Azeite, na Bobadela. O programa de comemoração contempla visita ao museu, apanha da azeitona no lagar, almoço, provas de azeite, entre outras atividades, segundo nota de imprensa enviada pelo projeto europeu OLIVE4ALL – Olive Heritage for Sustainable Development: Raising Community Awareness of Living Heritage.
A cidade, ainda no âmbito desta data, de 27 a 30 novembro acolhe uma palestra acerca do transplante e processo da enxertia da Oliveira e prova comentada de azeite para crianças. As inscrições para o evento devem ser feitas através do email [email protected] ou por contacto telefónico para o número 238603095 (Alexandra Dias).
A celebração do Dia Mundial da Oliveira através do OLIVE4ALL, projeto coliderado pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), é organizada pelo Museu do Azeite em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Os ”grandes destaques” das comemorações deste dia, para o projeto, são a ”promoção do património olivícola, o olivoturismo e o reforço da literacia oleícola, associados à celebração dos valores da paz”, que este ano abrange um total de 113 atividades, – 98 de entrada livre e apenas 15 com inscrição paga- que vão ser protagonizadas por 79 entidades em 32 municípios de norte a sul de Portugal.
De acordo com a OLIVE4ALL, ”esta é provavelmente a maior rede nacional de eventos alguma vez criada em Portugal e vem na sequência do êxito alcançado na primeira edição, em 2023”. Para os responsáveis do projeto europeu, a enorme adesão de entidades a esta segunda edição desta rede de eventos comemorativos é ”o testemunho vivo de que em Portugal há ainda muito a fazer em prol da valorização do património olivícola e do olivoturismo”.
A rede comemorativa integra várias entidades, como olivicultores (por exemplo, Quinta da Pacheca, Esporão, S.A, Sovena, entre outros), museus, associações culturais, autarquias, institutos politécnicos, etc.