Oliveira do Hospital regista, esta segunda feira, 15 casos ativos de Covid-19, 12 dos quais são alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que confirmou o primeiro caso positivo na semana passada de um estudante que terá sido infetado fora do concelho, no seio familiar.
Num ponto de situação da pandemia feito já esta manhã à rádio Boa Nova, o presidente do Município, José Carlos Alexandrino, confirmou que há 12 casos relacionados com a “cadeia de contágio da ESTGOH”, dois casos ativos ainda no lar da Fundação Aurélio Amaro Diniz, e ainda o caso de um aluno do concelho que se encontra a estudar em Coimbra e também testou positivo.
O autarca adiantou que“estão em isolamento profilático 40 pessoas e 120 encontram-se em vigilância ativa”, considerando que nesta altura “o panorama não é animador”, apesar da maioria dos alunos se encontrar assintomática.
José Carlos Alexandrino salientou ainda o facto de nenhum dos 12 infetados da ESTGOH ser do concelho, o que considera “positivo”, na medida em que “evita cadeias de transmissão junto dos familiares locais”.
O autarca frisou, todavia, que esta é “a fase crítica” e, por isso, a evolução desta cadeia vai depender “da responsabilidade de cada um”, nomedadamente da “postura dos jovens em isolamento profilático”.
Ao longo desta semana, mais alunos da ESTGOH vão ser testados à Covid-19, estando também agendada para amanhã uma reunião com a Delegada de Saúde Pública e a direção da ESTGOH para avaliar a necessidade de serem tomadas “medidas mais relevantes”, com o objetivo de mitigar esta cadeia de contágio.