Oito empresas oliveirenses conquistaram o estatuto PME Excelência 2022, atribuido pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação. A entrega do galardão às melhores PME de 2022 teve lugar numa cerimónia na passada terça feira, dia 31, no Europarque, em Santa Maria da Feira, que distinguiu o desempenho das seguintes empresas do concelho de Oliveira do Hospital:
Cláudio Marques Unipessoal, Lda
Ferroliveira – Comércio de Ferro, Lda
HRQ Rest, Lda,
José Álvaro Figueiredo, Unipessoal, Lda
PM Amaro – Construções Lda
Quinta de Jugais – Comércio de Produtos Alimentares, Lda
Ritualforma- Mediação Imobiliária, Lda
Stofel e Santos Lda
Ao todo o IAPMEI distinguiu 132 empresas no distrito de Coimbra, com os concelhos de Coimbra e Figueira da Foz a liderarem o ranking com maior número de PME Excelência, com 55 e 20 respetivamente.
Em 2022, o IAPMEI distinguiu com estatuto PME Excelência um total de 3922 empresas dos setores da indústria, turismo, comércio e serviços que, em conjunto, são responsáveis por cerca de 125 mil postos de trabalho.
Desde a sua primeira edição, em 2009, o número de empresas PME Excelência tem crescido de forma expressiva. A evolução do número de empresas distinguidas passou de 376 em 2009, para 3922 em 2022, apesar do grau de exigência nos critérios de seleção e da conjuntura económica pouco favorável.
A cerimónia anual PME Excelência é um dos eventos nacionais mais relevantes do universo das PME, visando a valorização e o reconhecimento de estratégias empresariais financeiramente robustas e contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilinio.