Oliveira do Hospital volta a estar numa situação critica no que diz respeito ao número de infeções com covid-19, mantendo-se mais uma semana em “alerta”, até nova avaliação relativamente ao grau de risco de contágio.
Na sexta feira passada, o concelho oliveirense registava ainda 46 casos activos de covid-19, registando uma incidência a 14 dias superior a 240 casos por 100 mil habitantes. Oliveira do Hospital avançou ainda assim para a quarta fase de desconfinamento na semana passada, mantendo-se em alerta, ou seja, continua na zona de risco de recuar no plano de desconfinamento aprovado pelo Governo, se continuar com uma incidência elevada de casos.
Na última comunicação aos oliveirenses, na passada sexta feira, dia em que o concelho registava mais oito novos casos de covid-19, o Vice Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, apelava a uma maior prudência da população relativamente a festas e ajuntamentos, para evitar que Oliveira do Hospital recue nas restrições à circulação e à actividade económica.
Refira-se que a subida do número de casos de Covid-19 no concelho levou ao encerramento do jardim de infância da Fundação Aurélio Amaro Dinis, onde foi detetado um surto com 13 crianças e 4 funcionárias infetadas, havendo também, nas últimas semanas, o registo de algumas turmas e alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) em isolamento.
Na última semana, e de modo a despistar algum caso de infeção por Sars-Cov2, AEOH e Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital e Tábua voltaram a testar alunos e professores, mas os resultados foram todos negativos.