Oliveira do Hospital e Tábua prometem mais um “ponto alto” do basquetebol nacional

Taça Nacional de Basquetebol Sub 19 Feminino vai disputar-se na Beira Serra.

Oliveira do Hospital e Tábua preparam-se para receber nos próximos dias 23 e 24, a Taça Nacional de Basquetebol Sub 19 Feminino, numa parceria que promete a todos: atletas, amantes da modalidade e visitantes – trazer uma vez mais a esta região da Beira Serra a elite desta modalidade desportiva, que tem provas dadas no concelho oliveirense, com o Sampaense, e que começa também a dar os primeiros passos no vizinho município de Tábua.

Uma parceria que permite que os dois concelhos recebam agora mais um evento desportivo ao mais alto nível, promovendo e divulgando uma modalidade que se quer cada mais forte no alto distrito de Coimbra. “Temos a noção de que não podemos apoiar só outras modalidades, Oliveira tem cartas bem vincadas nesta modalidade e Tábua está a dar os primeiros passos” salientou o vereador do desporto da autarquia tabuense, Ricardo Cruz, que além de apostar no desenvolvimento desta modalidade no concelho, através do protocolo, assinado há já dois anos, com o Sampaense, considera igualmente importante estas iniciativas para dar a conhecer às pessoas o melhor do basquetebol nacional, para que “possam também desenvolver o gosto por esta modalidade”.

A Taça Nacional de sub 19 feminino vai disputar-se em dois “ambientes” diferentes, ou seja, em dois pavilhões: no Sampaense e no multiusos de Tábua, recebendo respetivamente, a meia final e a final desta prova.

Diretor do Sampaense, Nuno Marques, sublinhou, acima de tudo, a excelente colaboração que existe e que está mais uma vez, patente com a organização conjunta desta prova entre o Município de Oliveira e o Clube de S. Paio, apoio esse que tem sido vital, de resto, para a manutenção do Sampaense “pelo menos, nos moldes em que existe atualmente”, com equipa sénior e formação.

“Sem o apoio da Câmara Municipal não seria possível existir o Sampaense Basquete”, afirmou Nuno Marques, acreditando que outras modalidades também já teriam desistido se não fosse esse apoio do Município. “É a Câmara do distrito que mais apoia as modalidades desportivas e neste caso o basquetebol”, elogiou o dirigente, destacando a parceria igualmente “profícua” com a autarquia de Tábua, onde a modalidade está há menos tempo mas está até mais “vocacionada” para o feminino.

Luís Santarino, da Associação de Basquetebol de Coimbra, enalteceu, por sua vez, a disponibilidade do Sampaense e destes dois concelhos do alto distrito, para acolher esta prova, lembrando que este “é um ponto alto do basquetebol nacional que não pode ser feito sem o apoio das autarquias locais”. “Se não for o apoio forte e determinado das Câmaras é impossível o desporto evoluir no país, e há um carinho muito forte destes dois concelhos com o desporto” considerou o dirigente, tecendo elogios à forma como dois municípios vizinhos souberam dar as mãos para promover um evento e uma modalidade, que tem em Oliveira do Hospital a única equipa do distrito de Coimbra a disputar a Liga Profissional e em Tábua, o caminho aberto para “atingir outra dimensão com os seus atletas”. “Esta organização é um exemplo para o todo o distrito e para o país”, afirmou.

Destacando a “boa” parceria estabelecida em mais um evento desportivo, o vereador do desporto da Câmara de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, aludiu sobretudo à importância da promoção do desporto, esperando que esta Taça possa servir de “motivação” para que os mais jovens possam aderir à prática desportiva e assim adotar “hábitos e estilos de vida mais saudáveis”. “É preciso perceber que o desporto também os ajuda a saber estar em sociedade”, referiu o vereador, deixando o convite à população para assistir a mais este evento de elite do basquetebol nacional.

Exit mobile version