O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, assinalou, esta segunda-feira, o arranque do novo ano letivo com uma visita simbólica ao Campus Educativo da cidade. Para o autarca a infraestrutura escolar ‘’eleva a qualidade da educação pública’’ no concelho.
As atividades escolares do ano letivo 2024/2025 começaram esta segunda-feira, dia 16 de setembro, com a abertura do novo Campus Educativo de Oliveira do Hospital assinalada por uma visita de José Francisco Rolo, da vereadora com o pelouro da Educação, Graça Brito, do diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), Carlos Carvalheira, e pelo diretor-adjunto e responsável pelo Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), Artur Abreu, acompanhados pelas professoras responsáveis pela escola, Natália Amaral e Sílvia Coelho.
O Campus Educativo acolhe mais de 400 crianças do Pré-escolar e do 1º CEB, contando com cinco salas para as crianças dos jardins de infância e quinze salas para os alunos do 1º até ao 4º ano de escolaridade, bem como um refeitório, uma biblioteca, um ginásio com balneário e espaços interiores e exteriores de lazer. A instalação educativa é a obra de maior investimento realizada no campo da educação em Oliveira do Hospital, representando um investimento superior a seis milhões de euros, financiado a 85 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia. A empreitada para a concretização do equipamento escolar foi lançada pelo anterior executivo liderado por José Carlos Alexandrino.
‘’O investimento foi exigente’’, mas ‘’eleva a qualidade da escola pública em Oliveira do Hospital’’, assegurou José Francisco Rolo. Para o presidente oliveirense ‘’a educação é uma prioridade de investimento para o Município de Oliveira do Hospital que continuará a investir nos projetos de apoio à infraestrutura educativa e noutros desafios como a modernização de outras escolas para criar boas condições para os alunos’’. A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM) tem também novos projetos para a área da educação, segundo a informação avançada pelo autarca nesta visita ao Campus Educativo.
Para o diretor do AEOH, o edifício escolar ‘’é um espaço muito bonito, com condições físicas excecionais’’. ‘’A nível de condições humanas temos as melhores. Faltavam, de facto, as condições físicas para poder albergar um número tão elevado de crianças’’, salientou. O Agrupamento acolhe, neste momento, cerca de 2000 alunos e 300 professores.
A abertura do Campus Educativo, para a vereadora da Educação, ‘’é um momento histórico para Oliveira do Hospital’’ e reforçou que a infraestrutura ‘’tem todos os recursos que se podem exigir para os níveis de ensino do Pré-Escolar e do 1º Ciclo’’. ‘’A felicidade já se sente pela alegria das crianças ao brincarem neste espaço’’, congratulou-se.
texto: Sofia Alexandra Gomes