O dispositivo de Proteção Civil de Oliveira do Hospital esteve “concentrado” esta, terça feira, na zona norte do concelho, onde o combate se fez em duas frentes distintas: em Fiais da Beira, na União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira, chegaram mesmo a ser evacuadas, por precaução, oito quintas na encosta do Mondego, enquanto o fogo que lavrava do outro lado do rio, no concelho de Carregal do Sal, não atingia o concelho de Oliveira do Hospital.
O fogo chegou por volta das 14h30m, mas ao final da tarde já se encontrava circunscrito, segundo avançou o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo. Entretanto, os moradores evacuados das quintas foram alojados num posto de abrigo, criado na União Fialense, ficando o regresso às habitações condicionado à evolução do fogo durante a noite.
Noutra frente, em Seixas, na Freguesia de Seixo da Beira, o fogo chegou também durante a tarde “vindo” de Nelas, mas entrou de “mansinho” como o descreveu o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, António Pinto. No terreno desde as primeiras horas da manhã, o presidente do Município oliverense e responsável máximo da Proteção Civil Municipal garantia também que, apesar da situação estar aparentemente controlada ao final da tarde, a noite vai voltar a ser de alerta máximo.
” A direção e a intensidade dos ventos é que vão ditar a evolução da situação ” afirmava ao nosso jornal, lembrando que Seixas accionou desde o início da manhã o plano “Aldeia Segura”.