Centro de Saúde opta por convocatórias por telefone, devido à reduzida taxa de resposta aos SMS
Até à passada quinta feira (dia 25) tinham passado pelo Centro de Vacinação Covid-19, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital 752 utentes com mais de 80 anos, num total de cerca de 1800 que estão referenciados para esta primeira fase.
Os números foram avançados pelo presidente do Município, José Carlos Alexandrino, na reunião da Assembleia Municipal, na última sexta feira, que confirmou ainda a vacinação de 99% dos utentes em estruturas residenciais de idosos, sendo que os 1% que ficaram a faltar se referem a pessoas que “não podem levar a vacina”.
Já os profissionais de saúde oliveirenses, assim como os Bombeiros de Oliveira e Lagares da Beira que foram “elegíveis” para a vacinação, ou seja, aqueles que fazem transporte e socorro de doentes, também já foram todos vacinados.
O autarca fez um balanço positivo do processo de vacinação, e aproveitou para anunciar para breve a entrega de uma nova unidade móvel ao Centro de Saúde, num investimento da CIM Região de Coimbra, que deverá vir auxiliar os profissionais de saúde do concelho neste processo.
Alexandrino mostrou-se ainda satisfeito com o controle rápido da pandemia no concelho, nas últimas semanas, acreditando que esta é uma “vitória de todos” e que com ela nasce também uma “nova esperança”.
O enfermeiro coordenador da Vacinação Covid-19 no concelho oliveirense, Mário Carlos, adiantou ainda ao Folha do Centro que o Centro de Saúde optou por começar a fazer as convocatórias por telefone, uma vez que a taxa de resposta aos SMS estava a ser muito baixa, na “ordem dos 30”.
Entretanto, sábado passado foram já vacinados 16 utentes com mais de 50 anos com fatores de risco, sendo que o ritmo da vacinação a esta faixa etária vai também depender “da chegada das vacinas e em que o número”, referiu aquele profissional de saúde.
Enquanto isso, desde o inicio da semana está já a ser administrada a segunda dose da vacina aos primeiros utentes vacinados para a Covid-19 no concelho.