Empresa intermunicipal terá sede em Seia.
O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a constituição de uma empresa intermunicipal juntamente com os municípios de Seia e Gouveia, para a gestão da água da rede pública e saneamento, podendo futuramente integrar também a gestão da recolha dos lixos, que segundo o presidente, José Carlos Alexandrino, é dos serviços que atualmente apresenta maior deficit – cerca de 150 mil euros.
Na última reunião pública do executivo, Alexandrino explicou que esta é uma proposta que terá que ser aprovada pelos três municípios que terão de apresentar a candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), até 28 de fevereiro.
Segundo o autarca, a futura empresa intermunicipal das águas da Serra da Estrela terá uma verba entre 4,5 milhões a seis milhões de euros, que serão para fazer investimentos na rede. “O Governo está a apostar nas empresas intermunicipais para dar escala, este é um processo imparável porque as câmaras não têm tido receita para fazer investimentos na rede que tem mais de 30 anos”, explicou o edil, lembrando que este é um setor estratégico e com um “grau de exigência muito grande” que as câmaras municipal só por si não conseguem dar resposta.
Com um setor das águas “altamente profissionalizado” dentro da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, referiu que a empresa intermunicipal terá sede em Seia, por uma questão de centralidade, mas terá delegações em Oliveira do Hospital e Gouveia, pelo que os funcionários que já integram esta estrutura “não perderão direitos”. Já em relação às tarifas a aplicar em Oliveira do Hospital, Alexandrino deixou a garantia de estas terem sempre de ser aprovadas em reunião de Câmara.