Instituições e individualidades distinguidas por terem ajudado Oliveira a renascer das cinzas.
Mais de mil pessoas participaram este domingo num almoço solidário em Oliveira do Hospital, naquele que foi um momento de homenagem às vítimas e a todos os voluntários que passaram pelo concelho oliveirense depois do trágico incêndio de 15 de outubro.
Durante o mega almoço que contou com a presença do Presidente da República e de várias caras conhecidas, foram homenageadas 21 pessoas e instituições que, de forma simbólica, representam todos aqueles que ajudaram Oliveira do Hospital a ter esperança na sua reconstrução. “Quisemos fazer aqui um agradecimento coletivo, porque passaram por Oliveira do Hospital mais de 10 mil pessoas, como não era possível convidar essas pessoas todas, convidámos mil pessoas, mas o meu coração está com todos aqueles que ajudaram Oliveira do Hospital a renascer”, afirmou o presidente do Município, José Carlos Alexandrino, que pediu uma salva de palmas para os familiares das vítimas do grande incêndio de outubro no concelho, para que estes “tenham força para continuarem a sua vida”.
Elogiando a “atitude” do governo no pós incêndio, dizendo que “veio até perto de nós, encontrando-se algumas propostas de melhoria num grande esforço para responder aos problemas”, Alexandrino não deixou todavia de considerar os “apoios insuficientes” para a agricultura, pedindo a Marcelo Rebelo de Sousa para interceder junto do Primeiro Ministro, dizendo que “é preciso abrir novamente as candidaturas”.
“Temos de nivelar os apoios relativamente a Pedrogão” exortou o autarca, que voltou a pedir igualdade de tratamento para os empresários desta região, que se já antes os chamava de empresários “heróis” por lutarem em condições de competitividade diferentes de outros concelhos, agora ainda necessitam de mais ajudas. “Eles são um exemplo para o país, arregaçaram as mangas e continuaram a trabalhar” fez notar o presidente da Câmara, que se congratulou com a chegada da fibra ótica ao seu concelho e demais municípios da região, num investimento anunciado também este fim de semana pela Altice, que foi a grande patrocinadora da Feira do Queijo de Oliveira do Hospital e deste almoço solidário. “Queria agradecer porque chegaram mais rápido estas auto estradas da comunicação ao meu concelho que uma estrada digna desse nome”, constatou o edil.