Oliveira do Hospital perpetua em memorial figura ímpar da cultura

Autor de várias publicações sobre tradições e costumes da região foi homenageado.

É uma figura ímpar da cultura da região da Beira Serra e foi homenageado, sábado passado, pela União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio, numa cerimónia a que se associou a Câmara Municipal, no largo do Oiteiro na zona antiga da cidade.

Francisco Correia das Neves, magistrado aposentado e autor de várias publicações sobre o concelho de Oliveira do Hospital viu o seu nome perpetuado num memorial erguido próximo da casa que habita em Oliveira, cidade de onde partiu por motivos profissionais e familiares, mas onde, ao longo dos seus mais de 80 anos de vida, regressava amiúde para estudar a sua história e as suas raízes mais profundas. Esta foi por isso uma homenagem em “vida” a um homem que dedicou parte da sua vida a investigar e a escrever sobre Oliveira e as suas tradições.

À semelhança do que já aconteceu com outras personalidades como o poeta Cid Teles, que viu o seu nome perpetuado num memorial erguido numa praça da cidade, Nuno Oliveira, presidente da União de Freguesias de Oliveira e S. Paio garante que a ideia do monumento em homenagem a Correia das Neves é precisamente “elevar o que temos de bom em Oliveira do Hospital”, e “agradecer o contributo que essas pessoas dão para o seu bom nome”.

Também o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, elogiou a iniciativa da Junta de Freguesia que com “pequenos gestos” como este memorial acaba por fazer “uma coisa com um grande significado”. “Este miminho (como lhe chamou o presidente da Junta) tem um grande significado e é o reconhecimento e o perpetuar de tudo quanto o Dr. Correia das Neves tem feito pela divulgação do nosso concelho”, afirmou o edil, enaltecendo o “amor” que o autor tem demonstrado a Oliveira do Hospital, através das suas mais diversas obras. (leia mais na edição impressa)

Exit mobile version