O Município do Oliveira do Hospital deverá aprovar na próxima semana, o programa de apoio ao comércio local, que tem como objetivo injetar 250 mil euros no pequeno comércio afetado pela pandemia de Covid-19.
As candidaturas a esta medida de apoio municipal, que servirá de complemento aos apoios já disponibilizados pelo Estado, deverão ser abertas ainda este mês e estão disponíveis, numa primeira fase, até 30 de junho. “Nesta fase serão disponibilizados 150 mil euros”, informou, esta quinta feira, durante a reunião pública do executivo, o vice presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que tem prevista uma segunda fase de candidaturas de 1 de julho a 30 de dezembro, no valor de 100 mil euros.
A verba “resulta de um levantamento das necessidades e dificuldades do comércio local”, e será atribuída a empresas do comércio local e tradicional com um volume de negócios até 250 mil euros, que comprovem perdas de faturação, foi ainda anunciado. “Julgamos que esta é uma medida de apoio a um setor muito importante para a cidade e para o concelho, e queremos ajudá-lo numa fase difícil, de grande turbulência para que consiga sobreviver”, sublinhou Francisco Rolo, prometendo simplificar ao máximo as condições de acesso a este programa e todas as informações a disponibilizar, sendo certo que há um conjunto de requisitos legais de que “não se pode abdicar”.
Com o objetivo de tornar este processo mais transparente, e à semelhança do que já aconteceu com outras linhas de apoio disponibilizadas pela Câmara Municipal, as candidaturas serão analisadas por uma comissão técnica, e não pelo executivo, e os relatórios serão apresentados em reunião de Câmara para discussão e aprovação.