A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), está a promover uma campanha de esterilização de animais de companhia com acesso gratuito a detentores em situação de carência económica, de acordo com a informação enviada em nota de imprensa pelo Município.
O Município de Oliveira do Hospital promove a esterilização gratuita de animais de companhia cujos detentores se encontrem em comprovada carência económica. O reembolso das despesas realizadas com este ato cirúrgico é assegurado aos detentores de cães e gatos que residam no concelho de Oliveira do Hospital. Para efeitos de candidatura ao presente apoio, os procedimentos de esterilização devem ser realizados em clínicas veterinárias sediadas no Município de Oliveira do Hospital, podendo ser estas à escolha do candidato.
Os detentores de animais de companhia podem candidatar-se a quatro tipos de apoio à esterilização, nomeadamente, esterilização de cadelas, com o custo de procedimento de 70 euros, e esterilização de cães, com o custo de 40 euros. A esterilização de gatas tem o custo de 46 euros e de gatos, 20 euros. O apoio a conceder corresponde ao custo do procedimento médico-veterinário no limite de dois animais por pessoa ou por agregado familiar. À data do procedimento cirúrgico, os detentores devem ter os animais devidamente identificados eletronicamente com registo atualizado no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), e boletim sanitário e vacina antirrábica válida, no caso dos canídeos.
Para usufruírem deste apoio, os detentores dos animais devem submeter a candidatura através do preenchimento de formulário próprio, disponibilizado no site da pela Câmara Municipal, em https://www.cm-oliveiradohospital.pt/municipio/documentos-online/#2-920-sanidade-publica-regulamentos, onde se encontra também o regulamento. Depois de devidamente preenchido, o formulário deve ser remetido por email para [email protected] ou entregue presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal.
A autarquia adota a esterilização como ”medida privilegiada de gestão e controlo da população animal existente no concelho, incentivando e apoiando o recurso a tal prática cirúrgica, com o propósito de reduzir o abandono animal e o surgimento de animais de rua e errantes”.
Outras informações podem ser obtidas diretamente junto dos Serviços Veterinários Municipais/CROA, de segunda a sexta-feira, entre as 14H30 e as 16H30, ou através do contacto telefónico 238 090 039.