Projeto que teve início há cinco anos, com o objetivo de preparar as crianças do 1º ciclo para o início do ano escolar, conta com cada vez mais alunos.
Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital unem-se mais uma vez este ano, para dar continuidade ao projeto “Escola Feliz”.
Um projeto iniciado há cinco anos com o objetivo de preparar as crianças com dificuldades de aprendizagem e outro tipo de problemáticas, para o arranque do ano escolar, e que tem vindo cada vez a ser mais solicitado por parte das famílias.
Com início marcado para a primeira semana de setembro, imediatamente antes da abertura das aulas, a ideia é proporcionar às crianças, sobretudo às que frequentam o primeiro ciclo, “um arranque de ano escolar preparado”, explicou o vice presidente do Município, José Francisco Rolo, numa conferência de imprensa no parque do Mandanelho, onde se encontra a decorrer, esta semana, a EXPOH, mas para onde também estão agendadas algumas atividades com os alunos que estão inscritos na edição deste ano do “Escola Feliz”.
Apesar de serem crianças, na sua maioria, “sinalizadas” para integrarem o projeto, José Francisco considera que não devem existir “quaisquer estigmas” relativamente à sua frequência, tratando-se apenas de “mais um instrumento” de “apoio às famílias”. “O objetivo do Município foi criar uma estrutura técnica de apoio e investir no apoio às famílias para que se proporcione um arranque do ano escolar mais feliz”, adiantou, lembrando que isso se consegue com uma equipa multidisciplinar que a partir da primeira semana de setembro vai estar disponível para estas crianças, ajudando-as nas várias vertentes de aprendizagem.
Francisco Rolo entende que se a autarquia recebeu o galardão de “familiarmente responsável”, “tem a obrigação de investir neste tipo de apoio às famílias”, neste caso, dando às crianças esta a possibilidade de se “enriquecerem” e de se “valorizarem”, preparando assim, o início do ano letivo, sem os sobressaltos do costume, para muitas delas.
Também a vereadora da educação, Graça Silva, realçou a importância e a mais valia deste projeto, nestes cinco anos que já leva de funcionamento, relevância essa que é reconhecida pelo próprio Agrupamento de Escolas e pelas famílias, que têm vindo a solicitar este apoio, cada vez em maior número. “São muitas as atividades que estão programadas”, de modo a preparar os alunos para o novo ano letivo, referiu a vereadora, que aproveitou para dar conta da “diversidade” de atividades lançadas pelo Município, nos vários períodos de interrupção letiva, de forma a apoiar as famílias e fazer com que as “crianças oliveirenses sejam mais felizes”.
Lembrando que este é um investimento da Câmara Municipal, a vereadora diz que o ideal seria que a tutela investisse mais neste tipo de apoios nas escolas, de forma a que os alunos pudessem perceber e orientar o seu futuro profissional atempadamente.