O Município de Oliveira do Hospital acolheu, na passada quinta-feira, dia 8 de novembro, no auditório do Crédito Agrícola, a 40ª Reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF).
Este evento, que se realizou pela primeira vez em Oliveira do Hospital, pretende debater a importância das “Pastagens e Forragens na Alimentação Animal e no Ordenamento do Território da Região Demarcada da Serra da Estrela” .
Nesta Reunião de Outono, promovida pela SPPF, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, estiveram presentes vários especialistas que se debruçaram – entre outros temas – sobre a importância da “Ovelha Serra da Estrela no Ecossistema Beirão”; As “Pastagens na Proteção e Conservação do Solo e no Ordenamento do Território”; A “Agricultura de Precisão na Gestão das pastagens” e, ainda, o “Programa de Valorização Económica e Territorial dos Queijos DOP da Região Centro”.
Este evento, pretende contribuir para promover a difusão entre os participantes dos mais recentes avanços no domínio das pastagens e forragens, tendo em vista o progresso da agricultura e o benefício público.
Note-se que é hoje reconhecido cientificamente que as superfícies ocupadas por prados, pastagens permanentes e pastagens temporárias, para além da sua função associada à alimentação animal, constituem cada vez mais um importante contributo na mitigação das alterações climáticas, assumindo-se também como verdadeiras “zonas tampão” para a proteção dos aglomerados populacionais em meio rural, redução do risco de incêndios e barreira à progressão dos incêndios florestais.
É neste contexto que Oliveira do Hospital – um município em que o incêndio de 15 de outubro de 2017 devastou 97 por cento da sua área florestal, provocando a morte a mais de cinco mil ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e deixando muitos animais privados da sua alimentação natural – recebeu este importante evento de âmbito nacional.