Milhares de pessoas passaram este domingo pelo Epto Rodas Fest, o primeiro festival dedicado à(s) roda(s), organizado pela Escola Profissional Eptoliva, na cidade de Oliveira do Hospital, naquele que foi considerado por todos – pilotos, especialistas do mundo motorizado e organizações presentes, um verdadeiro “sucesso”.
A meio da tarde, o diretor da Eptoliva Daniel Dinis Costa, conseguia fazer já um balanço muito positivo, garantindo que o objetivo traçado para este “ano zero”, que era assegurar a participação de pelo menos mil rodas, foi largamente ultrapassado. “As mil rodas multiplicaram-se por vários milhares rodas que estão aqui neste evento”, observava o diretor, para quem a ideia foi oferecer à comunidade um evento “diferenciador” e “inovador” feito por alunos do ensino profissional.
“Mobilizámos toda a escola: alunos, professores, funcionários” e o “objetivo (das mil rodas) foi superado” , confirmava Daniel Costa, que com este evento trouxe milhares de espectadores e amantes das rodas até Oliveira do Hospital. Depois do sucesso deste ano experimental, o Epto Rodas Fest promete regressar no próximo ano “ainda maior e melhor”, e a “Eptoliva estará cá para o fazer”, garantia o diretor que, se dúvidas houvesse, relativamente à abertura desta escola à comunidade mostrou, este domingo, que é com este tipo de iniciativas que também se “formam futuros” e se constrói um “ensino profissional de qualidade”.
“Para ano zero está com qualidade 100”
Também o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, assinalava a “qualidade da organização”, que sendo da exclusiva responsabilidade da comunidade educativa da Eptoliva e para um “ano zero” esteve com “uma qualidade 100”. O autarca destacava sobretudo a diversidade do evento que, em menos de um dia – desenrolou-se apenas no domingo entre as 12h e as 20h – ofereceu um pouco de tudo ao público que aqui veio assistir: desde espaços de debate e reflexão até provas e eventos desportivos que deram adrenalina a este evento e que fizeram dele um sucesso”.
“Parabéns à Eptoliva por organizar um evento destes numa região que gosta do desporto motorizado, que tem paixão por estes desportos”, fez notar o edil oliveirense, que experimentou, ele próprio a adrenalina, ao “navegar”, por alguns instantes, ao lado do mítico Rui Madeira, no carro em que este se sagrou campeão do mundo de ralis. A avaliar pela adesão e presença de vários campeões, e de várias gerações de pilotos e figuras ligadas ao mundo das duas e quatro rodas, José Francisco Rolo não tem dúvidas que este é um evento que tem “margem de crescimento em número de dias e de atividades” e que tem tudo para ser uma “imagem de marca da região e da Eptoliva”.
“Uma região que respira desportos motorizados”
A partilhar deste sentimento esteve ainda o vereador do desporto da Câmara Municipal de Tábua, David Pinto, que lembrou a paixão que une estes territórios aos desportos motorizados e que é importante saber potenciar e a Eptoliva, segundo afirmou, soube fazê-lo com este primeiro Epto Rodas Fest. “Como já foi dito aqui, a nossa região respira desportos motorizados, e é de salutar um evento feito pelos alunos, pelos professores e pessoal não docente”, afirmava o autarca tabuense, que é, juntamente com Oliveira do Hospital, município promotor da Eptoliva.
Por este evento passaram vários pilotos consagrados, com destaque para o piloto da “casa”, o oliveirense e campeão do mundo de ralis, Rui Madeira, que apadrinhou desde o primeiro momento este evento e que, este domingo, “renovou” com a equipa da Eptoliva, a sua disponibilidade para continuar a apoiar e a dar a cara por este evento que também o surpreendeu em dimensão e organização, para primeira edição.
Conhecidos jornalistas do desporto motorizado, figuras ligadas ao mundo motorizado e à competição, empresários, várias organizações e associações locais e muitos, muitos amantes das duas e quatro rodas, fizeram deste Epto Rodas Fest uma grande festa que, terminou, com a promessa de regressar para o ano ainda com mais rodas e mais adrenalina.
créditos: Media4race