Oliveira do Hospital regista esta segunda feira mais dois casos de Covid 19, somando desde o início da segunda vaga da pandemia, 19 casos positivos.
Os novos positivos são uma funcionária administrativa do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, cujo local de trabalho já foi todo desinfetado esta manhã e que, segundo as autoridades de saúde, não teve qualquer contacto com alunos, nem professores.
E o outro caso é um homem, residente em Oliveira do Hospital, com idade na casa dos 50 anos, que é empresário do ramo alimentar. Ambos testaram positivo ao novo coronavírus este fim de semana, não se conhecendo ainda as respetivas cadeias de transmissão, sabendo-se apenas que o segundo esteve recentemente hospitalizado.
As autoridades de saúde estão nesta altura a rastrear todos os contactos de risco, estando pedidos mais de 30 testes de zaragatoa para amanhã. Os familiares e contactos mais próximos dos dois novos positivos estão em já em quarentena.
Esta terça feira vão também ser testados mais alunos da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, colegas do aluno do 11º ano que está infetado, juntamente com o pai e a mãe, depois de no fim de semana os 12 testes que tinham sido pedidos aos amigos mais próximos terem dado todos “negativo”.
Já a cadeia de contágio da ESTGOH parece estar controlada, não havendo mais nenhum jovem a testar positivo para além dos 12 inicialmente infetados, o que levou a escola superior a suspender as atividades letivas presenciais.
Esta manhã, no noticiário do meio dia da Rádio Boa Nova, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital admitiu que o concelho está a atravessar a fase “mais difícil” desde o inicio da pandemia e voltou a apelar ao sentido de responsabilidade de todos os oliveirenses, nomeadamente dos mais jovens, e evitarem “ajuntamentos”.