É de Oliveira do Hospital e entrou, na primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior, num dos cursos com média mais alta em Portugal: Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Fernando Vicente que fez todo o seu percurso escolar no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital foi um dos 124 estudantes a ingressar neste curso, com uma média de 19,83 valores.
Como é que isto se consegue? O “génio” oliveirense tem a resposta na ponta da língua: “com muito trabalho, muita atenção nas aulas, porque se houver uma base sólida nas aulas, em casa é só um complemento”.
Fernando Vicente que é campeão não apenas nas notas, mas também no atletismo lembra que o segredo para o sucesso está precisamente em “ser completo”. “Acho que devemos ter um pouco de tudo, a vertente do desporto, a vertente social, os amigos, porque é isto que completa o individuo e nos permite alcançar estes resultados”, faz notar o melhor aluno da Escola Secundária de Oliveira do Hospital.
Com um percurso brilhante, Fernando Vicente garante que o curso de engenharia aeroespacial foi, todavia, uma opção amadurecida só a partir do secundário, pois “havia aquela ideia programada da medicina para os bons alunos”. “Comecei a não me dar tão bem com a biologia, enquanto que a matemática e a física corriam-me no sangue”, conta, lembrando o “fraquinho” que sempre teve por aviões.
“Senti que medicina não era a minha escolha, tinha que ir para uma engenharia, e esta era a que melhor se adequava a mim”, diz, lembrando também o papel determinante que a família teve nestes resultados. “Se não houver uma base sólida, se não houver estabilidade, nós também não temos estabilidade e a questão da saúde mental é muito importante”, atenta, ao mesmo tempo que reconhece o contributo dos professores neste percurso de sucesso.
“Tive oportunidade de ter grandes professores, em termos de corpo docente, o AEOH está muito bem cotado”, considera o ex aluno que se prepara para voos ainda mais altos, não escondendo o sonho de fazer carreira nos Estados Unidos da América.