Em junho, Seia será palco de dois eventos desportivos de destaque que prometem movimentar o concelho e impulsionar a economia local. O primeiro é o OMD – Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela, que este ano celebra a sua 13.ª edição e acontece entre os dias 7 e 9 de junho.
O OMD 2024 reunirá em Seia mais de 500 atletas, de várias nacionalidades, distribuídos entre cinco provas: K20, K50, K100, K160 e Viriatos (K160 + K40). A competição desafia os participantes a explorarem a alta montanha, atravessando aldeias e mantendo contacto com as tradições serranas.
As provas partem e terminam no Parque Municipal de Seia, com exceção do K50, que inicia em Sazes da Beira. A edição deste ano também inclui uma caminhada de 15 km ao longo do rio Seia.
As distâncias mais longas cobrem uma vasta área do Parque Natural da Serra da Estrela, proporcionando uma experiência única e exigente. O percurso de 160 km é um teste de ultra endurance, passando por Vide e Teixeira, e os mais audaciosos podem completar 200 km para se tornarem Viriatos.
O OMD é organizado pela empresa Horizontes, em parceria com o Município de Seia e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.
Granfondo Serra da Estrela conquista o Alto da Torre no final de junho
O final de junho trará mais um evento grande desportivo a Seia, o Granfondo Serra da Estrela. Esta 9.ª edição do evento de cicloturismo acontece a 30 de junho e desafia os entusiastas do ciclismo a alcançarem os 1.993 metros de altitude do icónico Alto da Torre.
A competição terá início no Parque Municipal de Seia, seguindo em direção à vila de Manteigas antes da ascensão final. O evento, apoiado pelos municípios de Seia e Manteigas e a Entidade Regional do Turismo do Centro, oferece aos atletas uma oportunidade única de desfrutar das paisagens deslumbrantes da Serra da Estrela.
Combinando o desafio físico e a beleza natural, o Granfondo Serra da Estrela promete ser uma experiência épica para todos os participantes, destacando a região como um destino privilegiado para o desporto ao ar livre e contribuindo para a valorização do território.