“Pastorelho” foi o projeto vencedor na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, realizada na passada sexta-feira, em Oliveira do Hospital. A iniciativa é promovida no âmbito do projeto “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) em estreita parceria com os municípios seus constituintes.
Na final, que teve lugar na Casa da Cultura César Oliveira, a vitória sorriu ao aluno Francisco Borges da Eptoliva que defendeu a sua ideia de negócio. Trata-se de um “pastel funcional” com “um teor de gordura inferior aos similares existentes no mercado e que pode ser consumido por pessoas com restrições alimentares”, confecionado a partir do soro de leite, resultante da produção do queijo, e com um adoçante natural extraído da bétula.
Apresentado como um produto inovador, o “Pastorelho” convenceu o júri e deu ao aluno Francisco Borges o passaporte para ser o representante do Município de Oliveira do Hospital na final intermunicipal do concurso, que tem lugar no próximo fim de semana, 24 e 25 de março, num Bootcamp em Oliveira do Hospital.
Em segundo lugar ficou a ideia de negócio “Viagens na Minha Terra” da aluna Rute Pegado da Eptoliva e em terceiro, foram premiados, com a mesma pontuação, os projetos “Dio Gin”, das alunas Sara Gonçalves, Daniela Fontinha e Mariana Trindade do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital; e “Cadeira Meg” da aluna Daniela Pereira da Eptoliva.
No Concurso Municipal de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital, que contou com a colaboração da Caixa de Crédito Agrícola, da Altice Portugal e da BLC3, foram defendidas nove ideias de negócio finalistas que envolveram a participação de 17 alunos do ensino secundário e profissional no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e na Eptoliva.
Nesta sessão foi também conhecida a ideia de negócio que vai representar o 3.º CEB na final intermunicipal, a Expo Empresas que terá lugar a 26 de maio em Condeixa-a-Nova. O concelho de Oliveira do Hospital será representado pela “OH-Nutri”, empresa da turma 7.º M do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que se propõe a comercializar o produto “VitOL”, bebidas nutritivas à base de sorelho.
Na final municipal, animada musicalmente pelo aluno Rafael Abrantes, os jovens alunos ouviram palavras de incentivo por parte dos membros do júri e das direções das escolas, pelo empenho demonstrado e originalidade que lhes permitiu idealizar potenciais negócios. Também a vereadora da Educação, Graça Silva e o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, deram os parabéns aos participantes pelo seu empreendedorismo e trabalho desenvolvido, e realçaram a importância da transversalidade destes projetos na aquisição de competências por parte dos alunos que os trabalharam, e que os prepara para o desafio de se tornarem jovens empreendedores e criadores do seu próprio posto de trabalho.