A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou o Plano Municipal de Ação Climática, documento que visa contribuir para a adaptação e para a mitigação das alterações climáticas no concelho, através da implementação de um conjunto de medidas.
O documento, composto por 153 páginas, foi aprovado em reunião camarária do dia 2 de agosto e visa capacitar o Município de Oliveira do Hospital para lidar com os impactos e implementar medidas de mitigação das alterações climáticas no concelho.
Na apresentação da proposta, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, referiu que a autarquia “reconhece que as alterações climáticas são um dos maiores desafios atuais” e que, por isso, “se exige uma resposta imediata e eficaz” neste contexto.
“Há que antever cenários e mitigar os efeitos. Há um caminho de liderança, de gestão de riscos e de esforço coletivo que envolva todos, que tem de ser cumprido”, refere José Francisco Rolo certo de que “com este plano de ação, Oliveira do Hospital quer estar assumidamente na linha da frente”.
Para o presidente do Município de Oliveira do Hospital, “emerge a necessidade de Oliveira do Hospital ter planos que visem aumentar a resiliência e adaptar o território aos crescentes impactos das alterações climáticas. Temos de atuar já a pensar nas gerações futuras, no mundo que queremos deixar para as novas gerações”.
Assim sendo, o Plano Municipal de Ação Climática da Oliveira do Hospital, acrescentou, “pretende preparar o Município para o futuro, no que às alterações climáticas se refere, num compromisso assumido que reflete a firmeza de que, com todos, podemos proteger e preservar não apenas o presente, mas também as bases para um futuro sustentável e resiliente para as gerações vindouras”.
José Francisco Rolo reforçou ainda que o Plano Municipal de Ação Climática de Oliveira do Hospital “não é uma iniciativa isolada”, uma vez que “resulta dos contributos dados” em diversos Planos Municipais, Intermunicipais, Nacionais, Europeus e Internacionais “que são essenciais na compreensão da evolução das previsões do clima para o futuro”.
Note-se ainda que, para Oliveira do Hospital, a elaboração deste plano “é essencial para debelar os desafios das alterações climáticas e contribuir para a adaptação e mitigação dos seus impactos no Município”. Neste sentido, o documento elaborado teve em conta três fases fundamentais, de diagnóstico, plano de ação e modelo de gestão e governança.
O Plano Municipal de Ação Climática de Oliveira do Hospital, que se encontra até ao dia 7 de setembro em período de consulta pública, está alinhado com o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da CIM RC – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que visa avaliar as vulnerabilidades atuais e futuras do seu território às alterações climáticas, identificar, definir e priorizar medidas de adaptação específicas que se apliquem aos municípios da Região de Coimbra.
O documento com a proposta do Plano Municipal de Ação Climática de Oliveira do Hospital pode ser consultado no Balcão Único, no edifício da Câmara Municipal, nos dias úteis das 09:00h às 17:00h e no site do Município de Oliveira do Hospital, em www.cm-oliveiradohospital.pt/servicos/ambiente/.