Obra foi lançada há um ano pela Comissão de Melhoramentos e ficou concluída a tempo desta época balnear.
A pequena localidade de Vilela, na freguesia de Nogueira do Cravo, acaba de inaugurar um espaço que promete tornar este verão mais fresco.
Trata-se da nova piscina e zona verde envolvente, e está aberta ao público desde sábado, tendo-se transformado já num dos principais atrativos da aldeia, por estes dias de calor. Da responsabilidade da Comissão de Melhoramentos local, a obra começou a ser “pensada” há quatros anos, altura em que a coletividade adquiriu um terreno “muito soalheiro” propício à criação de um parque de lazer com piscina, mas só o ano passado e depois de “muito evento” para angariação de verbas, é que se iniciou a sua construção, tendo ficado concluída este ano, a tempo da presente época balnear.
Além da piscina (de 17 metros de cumprimento por 16 de largura), o novo parque fluvial de Vilela dispõe ainda de um bar de apoio e uma ampla zona de relvado, que oferecem “todas as condições” a quem o visita para uns bons banhos de sol, longe das tradicionais praias de água salgada ou mesmo dos rios.
“Isto ajuda a fixar as pessoas na aldeia, porque nesta altura isto ficava aqui desertificado, e assim muita gente já evita de se deslocar para o rio ou para as praias”, entende o presidente da CMV, João Luís Nunes, lembrando que o investimento ali realizado, na ordem dos 50 mil euros, foi praticamente todo custeado pelos sócios, tendo contado apenas com um subsídio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. “Há muita coletividade que não tem obra porque está sempre à espera do subsídio, nós não, fizemos as coisas com muito suor e muito trabalho”, garante o dirigente, dizendo que no espaço de 12 meses realizaram 14 eventos com o objetivo de recolher fundos para a construção deste equipamento, único, diga-se, na freguesia de Nogueira, apesar de ser a segunda maior freguesia do concelho em número de habitantes. Também a obra foi praticamente “toda feita pelos comissários e população” conta João Nunes, garantindo que em Vilela “todos arregaçam as mangas quando é preciso” e “está à vista de quem quer ver”.
Com pouco mais de 180 pessoas a residir o ano inteiro em Vilela, a Comissão de Melhoramentos justifica, ainda assim, o investimento “elevado” nesta infraestrutura com a necessidade de criar condições para que os que “ainda cá estão” não sairem da aldeia. “As pessoas vão-se embora porque não existe nada” considera, apostado, com a restante direção, em dar melhores condições de vida à população e se possível atrair novas pessoas para a aldeia. “Isto vem valorizar não só Vilela e a freguesia de Nogueira, como o próprio concelho”, faz notar o presidente, para quem esta obra “faz sentido” na pequena localidade, que já é conhecida pelos seus bonitos trilhos de BTT, ficando agora agregados à piscina os balneários de apoio aos amantes desta modalidade.