Um grupo de população sénior do concelho de Oliveira do Hospital, praticantes de atividades desportivas no âmbito do programa CLDS-4G, participou no 1.º Encontro Ibérico de Desporto Sénior, no dia 1 de julho, em Almeida.
O primeiro Encontro Ibérico de Desporto Sénior em Almeida decorreu no seguimento da implementação do projeto “Mexa-se com Alma”, que conta já com mais de duas centenas de seniores a praticar regularmente atividades físicas no concelho de origem.
O Município de Oliveira do Hospital esteve presente na ação a convite do Município de Almeida, com o grupo de seniores que habitualmente participa nas ações desportivas promovidas no concelho pelo CLDS-4G, e que tem o apoio técnico do pelouro do desporto do município. A atividade em Almeida contou com a participação de 21 concelhos nacionais, de seis distritos, e de um Ayuntamiento da província de Salamanca, em Espanha.
O dia foi marcado por várias atividades de convívio e confraternização. A manhã começou com uma visita a um mercado de rua, com degustação de produtos típicos e degustações gastronómicas.
A prática de atividade física esteve presente numa aula conjunta de ginástica sénior, acompanhada de vários ritmos musicais, e dinamizada por vários professores, que combinaram e conjugaram tarefas físicas, como desenvolvimento da mobilidade, aeróbica e trabalhos de flexibilidade e força ajustados à população participante.
A cultura foi associada à iniciativa com os participantes a passear pelo percurso pedestre das muralhas de Almeida e passagens pelos principais pontos de interesse da vila.
As ruas históricas de Aldeia foram também pintadas pelos porta-estandarte de cada município, num desfile das comitivas presentes no no primeiro Encontro Ibérico de Desporto Sénior, acompanhados por uma Guarda de Honra da Escola de Soldados de Almeida e de um Charanga.
O Programa CLDS-4G – Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social é um instrumento de intervenção social e de combate à exclusão, promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com vista à promoção da coesão social dos concelhos e objeto de intervenção nas áreas do desemprego, da pobreza, do envelhecimento e calamidades.
O Município de Oliveira do Hospital é beneficiário do Programa CLDS-4G desde 2019. O Plano de Ação em desenvolvimento no território concelhio tem impacto nas áreas do envelhecimento, numa dimensão da promoção do envelhecimento ativo e do apoio à população idosa e mais dependente, e no domínio das calamidades, com vista o auxílio e intervenção emergencial das populações inseridas em territórios afetados por calamidades.