O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, recebeu na passada segunda feira, dia 4 de novembro, a nova direção da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), recentemente eleita, segundo informa o comunicado enviado pela autarquia.
Nesta reunião de trabalho, que teve igualmente a participação da vereadora como pelouro da Educação da Câmara Municipal, Graça Brito, os novos dirigentes associativos apresentaram a estrutura organizativa e a visão da nova Associação de Estudantes, assim como o programa e os projetos que tencionam executar durante a vigência do mandato. A nova Associação de Estudantes da ESTGOH foi eleita no final de outubro e é liderada por Susana Rhodes, 20 anos, natural de Lisboa e aluna da Licenciatura em Gestão e Biociências.
O presidente do Município aproveitou a ocasião para parabenizar a nova equipa dos estudantes e enalteceu o “importante impacto” desta escola do ensino superior afeta ao Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) em Oliveira do Hospital e na ”região envolvente”. José Francisco Rolo salientou que a ESTGOH “contribui para o dinamismo e competitividade e para dar um grande impulso ao concelho e à região de Coimbra, concretamente num momento como o deste ano letivo em que esta escola registou um aumento do número de alunos”, efetivamente acima dos 700 estudantes.
Por outro lado, “vive um momento de realização” com a construção da residência para estudantes, um projeto “transformador de coesão territorial” que “vai permitir à cidade dar um novo impulso” e contribuir para que seja
possível à ESTGOH aumentar o número de alunos nos vários cursos de licenciatura e mestrados que disponibiliza.
Este investimento, que ascende a cerca de 4,5 milhões de euros por parte do IPC, é financiado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (PRR). O edifício vai ter uma ocupação de 98 camas e ”representa um relevante investimento para o desenvolvimento da cidade e para elevar a qualidade do ensino politécnico na nossa região, conferindo um importante contributo para a dinâmica e regeneração urbana que está em curso na cidade”, refere o autarca.
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, fruto dos protocolos estabelecidos pelo IPC, “assume-se como um parceiro estratégico” do desenvolvimento da ESTGOH. No decorrer deste ano, no âmbito do Programa Acessibilidade 360º, a Câmara Municipal executou também uma obra de intervenção da melhoria das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada no edifício da ESTGOH. A esta operação, que contemplou melhorias da acessibilidade ao nível da entrada do edifício e dos acessos a espaços determinantes para os utilizadores com mobilidade condicionada, soma-se o apoio nas obras de melhoria da eficiência energética e hídrica do edifício, resultantes de uma candidatura do politécnico a fundos comunitários.
O projeto para a construção das novas instalações da ESTGOH vai permitir à escola atingir a fasquia dos mil alunos. Situado no edifício da antiga EB1 de Oliveira do Hospital, o equipamento está projetado com três pisos, contempla um auditório com 150 lugares e está localizado no centro da cidade, em linha reta e a poucos metros da nova residência para estudantes.
No total, o investimento nos projetos da construção do novo edifício e da residência para estudantes da ESTGOH ascendem a 10 milhões de euros. Para o Município de Oliveira do Hospital estes investimentos “permitem uma nova dinâmica, atraindo e fixando alunos na oferta formativa que se quer dinâmica e dialogada com o território e com os agentes económicos da região”. José Francisco Rolo refere ainda que na Câmara Municipal “acreditamos na força destes projetos, acreditamos na força transformadora que terão na cidade e na região”.