Mais de 150 ciclistas de todo o país participaram no domingo, dia 24 de julho, na primeira “Subida Épica” entre a Ponte das Três Entradas e o Monte do Colcurinho – a primeira do género em Portugal.
O pioneiro evento, que se traduziu num verdadeiro sucesso, serve de rampa de lançamento ao projeto “Subidas Épicas” Aldeias do Xisto, que à semelhança do que se observa nalguns destinos de montanha noutros países, tem como objetivo a sinalização de algumas das subidas mais desafiantes para se fazerem em bicicleta.
Esta subida, uma das mais exigentes e espetaculares subidas em Portugal, com paisagens arrebatadoras, contou com um padrinho muito especial: o ex-ciclista profissional, Cândido Barbosa, que esteve à frente do pelotão, partilhando com todos os participantes esta grande festa de lançamento de mais um projeto inovador dedicado a todos os amantes de ciclismo.
Estas subidas foram equipadas com sinalética permanente, que darão aos ciclistas e demais utilizadores a indicação da distância ao cume, da altitude e da inclinação no próximo km, tornando-se assim pistas de treino permanentes para quem faz do ciclismo o seu desporto favorito, sobretudo para os apaixonados pela montanha, que assim poderão vir em autonomia, com os seus amigos ou sozinhos, ultrapassar estes desafios voltando depois para bater sucessivamente os seus records.
Após o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, e Cândido Barbosa, terem cortado a fita na linha de partida, o pelotão com mais de 150 ciclistas partiu junto à Ponte das Três Entradas, para uma subida cronometrada, que terminou aos 1.230 m de altitude, numa varanda privilegiada sobre a Serra da Estrela e a aldeia do Piódão.
O Município de Oliveira do Hospital e as Aldeias do Xisto foram os promotores deste evento, que contou com a organização da Ultra Spirit, responsável pela implementação do projeto das Subidas Épicas.
Como anfitrião desta primeira subida épica, José Carlos Alexandrino elogiou a espetacularidade da paisagem envolvente ao percurso delineado pela organização e congratulou-se com o facto de o antigo campeão nacional de ciclismo, Cândido Barbosa, ter apadrinhado esta prova.
O vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, que também integrou o pelotão na subida para o Monte do Colcurinho, considerou esta primeira Subida Épica como um evento muito bem conseguido, sublinhando que estão lançadas as bases para que o Município de Oliveira do Hospital passe também a ser conhecido através de uma nova oferta desportiva: o ciclismo em alta montanha.
Com este evento, o Município de Oliveira do Hospital reforça também a sua política de promoção do desporto para todos e de divulgação do nosso património natural e edificado, sublinhou ainda Nuno Ribeiro.
No Monte do Colcurinho, o presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, Carlos Castanheira, também não poupou elogios ao evento, considerando-o como um marco histórico para a Freguesia. “Atendendo ao número de participantes e aos elogios unânimes, foi uma organização extremamente bem conseguida que, em termos futuros, trará grande projeção para a freguesia”, explicou o autarca.
O padrinho da prova, Cândido Barbosa, disse tratar-se de uma subida muito gira em termos de paisagem com uma inesquecível manhã de convívio. “Foi fantástico. Gostei muito de participar, os últimos dois quilómetros são muito duros, mas é com certeza para repetir”, referiu o antigo campeão de ciclismo, que ficou conhecido como o foguete da Rebordosa.